Em continuidade as ações realizadas para promover melhorias para os diversos segmentos ligados a agricultura familiar, a Prefeitura de Sento-Sé, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca, deu início a uma série de visitas as comunidades do interior que apresentam demandas voltadas ao tema. Nesta quarta-feira (23) foi a vez das comunidades de Lages e Fartura receberem a equipe da Secretaria.
“Nosso objetivo é avaliar as demandas que foram sinalizadas em uma audiência que realizamos a pouco tempo, na sede do município, com presidentes de associações, de sindicatos, cooperativas, entre outros, para então buscarmos meios de viabilizar as demandas”, explica o Secretário de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca, Sandro Jatobá, que durante a visita esteve acompanhado da engenheira agrônoma e consultora, Elaine Borges e da Médica Veterinária, Vitória Alves e o ex-vereador Zé Neto.
Ainda de acordo com o secretário, a gestão municipal vai dar aos agricultores familiares todo o suporte necessário para viabilizar as demandas pontuadas, “seja através do auxilio na elaboração de projetos que se encaixem em algum programa de governo, seja buscando auxilio junto aos órgãos dos Governos Estadual e Federal”. Acrescentou Sandro Jatobá.
A ação vem sendo bem avaliada pela comunidade, e quem afirma isso é o tesoureiro da Associação dos Pequenos Agropecuaristas de Fartura, Claudiomário Rodrigues, que aprovou a visita recebida. “Nós temos aqui na comunidade uma beneficiadora de frutas e uma casa de mel, precisamos apenas conseguir o Selo de Inspeção para podermos comercializar nossos produtos. Acredito que esse tipo de ação da gestão municipal aproxima a gestão da comunidade e facilita o conhecimento das reais demandas que temos”, afirmou Rodrigues.
Na comunidade de Lajes a equipe da secretaria visitou uma beneficiadora de frutas que é gerida pela Associação dos Esportistas, Estudantes e Agricultores de Lages. Para o Presidente da Associação, João Antônio de Barros, a presença da equipe chegou em boa hora, “pois o sonho da gente é ver o desidratador de frutas funcionar, bem como a nossa beneficiadora de frutas voltar a trabalhar a todo vapor”. Pontuou o presidente.
Somente neste mês de fevereiro 3 comunidades já receberam a visita da equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca, as próximas comunidades a serem visitadas serão: Campo Largo, Riacho Santo Antônio, Tanque, Vereda do Mari, Brejo da Brazida, Brejo da Martinha, Brejo de Fora, Itapera, Aldeia, Limoeiro, Pascoal, Tombador, entre outras.