Vereador cobra ampliação de reserva de vagas para deficientes na Arena Aquática Salvador: “acessibilidade e inclusão”

Garantir a formação de turmas para prática de natação, na Arena Aquática Salvador, direcionada aos portadores de deficiência. Esse é objetivo do projeto de indicação do vereador Sabá (DC) enviado à Prefeitura Municipal de Salvador. Atualmente, o equipamento, instalado no bairro da Pituba, disponibiliza 01 (uma) vaga para alunos PCD em cada turma de natação (escolinha). O candidato deverá respeitar a faixa etária da turma requerida e além disso apresentar um laudo médico para validação da sua matrícula.
Segundo o levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que 8,4% da população brasileira acima de 2 anos – o que representa 17,3 milhões de pessoas – tem algum tipo de deficiência. Quase metade dessa parcela (49,4%) é de idosos.

“Considerando a importância da implementação de políticas públicas de esporte e a importância da promoção de ações que possam proporcionar a acessibilidade e a inclusão mostra-se a criação de turmas regulares de natação para alunos PCD vai garantir inclusão, acessibilidade e uma oportunidade de prática esportiva gratuita para todos”, explica o edil.

“A criação de turmas regulares de natação para alunos PCD vai garantir inclusão, acessibilidade e uma oportunidade de prática esportiva gratuita para todos”, completa Sabá.