Cooperativas da agricultura familiar participam de oficina sobre estratégia comercial

Cooperativas da agricultura familiar, apoiadas pelo projeto do Governo do Estado, Bahia Produtiva, participaram, nesta quinta-feira (17), da Oficina de Estratégia Comercial do Mercado Livre. O objetivo é trabalhar estratégias comerciais focadas nas tendências de mercado atual.

 

A oficina foi dividida em dois momentos, o da parte teórica com a apresentação das ferramentas e parte prática, que será realizada na próxima terça-feira (22/03), com a oportunidade de os participantes aplicarem as ferramentas apresentadas, em estudos reais ou sugeridos pelos facilitadores.

 

O coordenador de Inteligência de Mercado do Bahia Produtiva, Aldir Parisi, explica que o projeto desenvolveu uma parceria com o Mercado Livre, no sentido de trazer capacitações e oficinas sobre o tema estratégia comercial e essa parceria resultou em duas oficinas. “Esperamos trazer mais informações sobre os temas de mercado, como plataformas de mercado e estratégias de comercialização, além de ouvir experiências exitosas de empresas que seguiram essas estratégias e, hoje, vendem seus produtos dentro da plataforma mercado livre”.

 

A gerente de Gerente de Sustentabilidade do Mercado Livre, Laura Motta, reafirmou a parceria. “Nossa plataforma é para apoiar a comercialização das organizações e está a serviço de novos empreendimentos que querem ter acesso ao mercado”.

 

Umas das organizações participantes foi a Cooperativa Mista dos Cafeicultores de Barra do Choça (Cooperbac), no município de Barra do Choça. De acordo com a presidente, Joara Oliveira, essa oportunidade veio para somar as cooperativas. “Estamos melhorando nossos produtos com o Bahia Produtiva, a questão do próprio produto, de sua qualidade, da marca, das embalagens. Agora, precisamos de uma plataforma como essa para atender a diversidade do público que podemos ter”.