A aula foi ministrada pela analista de Recursos Humanos Karina Santos, que explicou o porquê é tão importante estar pronto para a seleção de emprego.
Pelo menos 16 pessoas de 17 a 40 anos, que buscam uma colocação no mercado de trabalho, participaram na manhã desta sexta-feira (25) da Oficina Preparatória para o Mercado de Trabalho da Base Comunitária de Segurança do Calabar. O evento foi promovido em parceria com o Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), na sede da Base.
“O Simm já é nosso parceiro há alguns anos e sempre que a gente promove cursos de qualificação fazemos questão de chamá-lo. Por ser um sistema de intermediação de mão de obra, ele está sempre apoiando o encaminhamento dessas pessoas que se capacitam para se cadastrarem para ter direito a uma vaga no Simm, uma vaga de emprego. Então, a ideia é dar continuidade a essas ações, que já se tornaram um sistema”, declarou a comandante da unidade, capitã Aline Muniz.
Estiveram presentes a Diretora do Trabalho e Empreendedorismo, Maria Eduarda Lomanto, e o prefeito da Prefeitura Bairro Rio Vermelho/Pituba, Zilton Kruger. As aulas sobre como fazer o currículo e se comportar em uma entrevista de emprego online e presencial foram ministradas pela analista de Recursos Humanos do Simm, Karina Santos.
A profissional deu ênfase na importância de seguir uma lógica organizacional na hora de montar o currículo para atrair o recrutador, evitar o uso de e-mail informal para enviar o documento para empresas e de saber se portar com segurança, demonstrando interesse na vaga durante o processo seletivo.
“Basicamente você precisa se destacar, sendo direto, claro, objetivo, sendo sincero no currículo. Se não tem experiência, investe em cursos, mostra que está interessado. Vale citar que a postura como evitar uso de gírias, boné, roupas decotadas, por exemplo, é tão importante na entrevista online quanto na presencial”, destaca a profissional.
Os participantes narraram que a expectativa é utilizar os ensinamentos transmitidos pela profissional e conquistar um novo emprego. “Sempre que tem projetos aqui na base eu participo. O mais recente que fiz foi o de inglês. A aula foi muito boa. Acredito que com todas essas dicas ficará bem mais fácil me encaixar no mercado de trabalho”, revelou a estudante Nara França.