Lula discursa sem ataques à ACM Neto, durante evento em Salvador

O que a militância e os parlamentares petistas esperavam do discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) hoje (31) em Salvador era um tom duro contra o pré-candidato do União Brasil ao governo da Bahia, ACM Neto. Mas não foi isso que aconteceu. Nesse ponto, Lula mais uma vez se limitou a comentários genéricos sobre os adversários no estado, sem citar nomes. A maior parte do discurso foi sobre política nacional, críticas ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e elogios a Jerônimo Rodrigues, postulante do PT ao Palácio de Ondina.

“Jerônimo, os adversários vão investigar até ventre da sua mãe para encontrar defeitos em você, para lhe criticar, mas nada que eles falarem é para você baixar a cabeça. Quem baixa a cabeça perde a luta. Fique de cabeça erguida que você vai ganhar a batalha”, disse Lula no evento, realizado no Wet, na Avenida Luiz Viana Filho (Paralela).

Em outro momento, Lula afirmou que os adversários do PT na Bahia vão acabar com tudo que o partido construiu em quase 16 anos de governos Jaques Wagner e Rui Costa, ambos presentes no evento. Ele disse ainda que “não adianta votar em mim para presidente e votar num deputado do outro lado, pois assim a gente não consegue fazer o que precisa ser feito”. E pronto! Plateia meio decepcionada.

Antes de Lula, quem foi mais duro com o grupo de ACM Neto foi o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), até ontem (30) pertencente ao grupo político do ex-prefeito. Sem citar nomes, chamou de “covardes” aqueles que estão “do outro lado”. Mas isso não motivou o ex-presidente a partir para o ataque, como costumava fazer no passado, em épocas em que se referiria ao ex-prefeito da capital como “grampinho” e outros termos pejorativos, para delírio dos petistas.

A imprensa nacional chegou a especular que haveria um pacto de não agressão entre Lula e ACM Neto. As suspeitas sobre um acordo se intensificaram quando Wagner, com as bênçãos do ex-presidente, desistiu de disputar o governo da Bahia. O senador disse que tudo não passa de boato.

Herói do sertão

No discurso em Salvador, Lula chamou Jerônimo Rodrigues de “herói do sertão”. “Um cara que consegue trazer tanta gente aqui numa quinta-feira é porque, se houver dedicação, será o próximo governador da Bahia”, disse o ex-presidente, o maior cabo eleitoral do pré-candidato.

“Já disse isso 500 vezes e vou repetir. Eu gosto tanto do povo baiano, gosto tanto da Bahia que eu desconfio que em alguma encarnação eu nasci na Bahia. O carinho que vocês têm comigo é excepcional. Também tenho muito carinho por vocês. Quero dizer pra vocês que a Bahia vai continuar governada por gente decente. Vamos vencer outra vez”, acrescentou.