Para fechar as ações do mês internacional da mulher, a vice-prefeita e secretária de Governo de Salvador, Ana Paula Matos conduziu nesta quinta-feira (30), o webinário sobre o papel da liderança feminina no âmbito local e internacional. O evento contou com a presença da Cônsul Geral do Uruguai, María Noel Reyes, diretora do UK-Brazil Tech Hub e líder do Comitê de Diversidade e Inclusão da Embaixada do Reino Unido, Andrea Motta e a secretária da Embaixada do Canadá no Brasil, Tarryn Elliott. A mediação ficou por conta da secretária de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordelo.
A vice-prefeita Ana Paula Matos ressaltou que “o protagonismo feminino passa pelo acesso às políticas públicas, pois muitas vezes, sobretudo em Salvador, são as mulheres que chefiam as famílias”. A gestora pontuou, ainda, a importância da representatividade. “Então, o nosso papel de representatividade, de liderança é fundamental para termos mulheres em postos de comando, em posições estratégicas, inspirando outras mulheres. Em nossa capital, a gente continua avançando na ampliação das políticas públicas com promoção da autonomia financeira, capacitação, empreendedorismo feminino, fortalecendo os direitos das mulheres, na palavra no discurso e também no exemplo”, disse, citando o número de mulheres na gestão municipal.
Mediadora do evento, a titular da SPMJ, Fernanda Lordelo pontuou que o diálogo e a troca de experiências com lideranças femininas de outros países trazem um “ar de esperança que políticas idealizadas pensando no público feminino podem sim mudar a realidade e as dificuldades enfrentadas por mulheres da nossa cidade”. A secretária também destacou o fortalecimento da empatia e trabalho em conjunto. “A sororidade tão dita e levantada como bandeira precisa ser integrada”.
O painel feminino é alinhado ao tema das Nações Unidas para 2022, “Igualdade de Gênero hoje para um amanhã sustentável”.
Fotos: Adam Vidal