Alunos da rede municipal de ensino participam desde segunda-feira (04/04) de capacitação promovida pelo Projeto Defesa Civil na Escola (PDCE) em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A previsão é que 280 alunos sejam capacitados.
A atividade é conduzida pelas agentes de endemia do CCZ Rosângela Neiva de Mattos e Marileide Santana Mendes que alertam sobre os danos e como prevenir as principais zoonoses, como a toxoplasmose, a raiva, a leptospirose, dengue, zika, entre outras, além trazerem exemplos práticos sobre os riscos de se jogar lixo em locais inadequados e descartar objetos que possam acumular água.
Participaram hoje (06/04) das atividades, a Escola Municipal Iraci Fraga – Cajazeiras e a Escola Municipal Makota Valdina – Orla. Amanhã, quinta-feira (07/04), serão capacitados alunos da Escola Municipal Cecília Meireles – Pirajá.
A programação teve início na Escola Municipal Senhor do Bonfim – Subúrbio I e na Escola Municipal Francisco Mangabeira – São Caetano (04/04), seguidas da Escola Municipal do Pau Miúdo – Liberdade/Cidade Baixa e Escola Municipal Santa Ângela das Mercês – Centro (05/04).
“O PDCE é um programa da Defesa Civil de Salvador que visa informar e capacitar a comunidade escolar, por meio de ações educativas e participativas, voltadas para a formação de multiplicadores, na certeza de que não há prevenção sem informação sobre riscos e sem a participação da sociedade”, explica o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.
“A atividade tem como objetivo estreitar vínculos da Codesal com a comunidade além de conscientizar sobre a importância de se conhecer as formas de contágio e prevenção de zoonoses”, explica a subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas, Fabiana Santana.
Ela destaca ainda a importância da parceira com o CCZ, considerando que as zoonoses parasitárias afetam os seres humanos e são transmitidas principalmente por animais domésticos, como cães e gatos, e o conhecimento sobre estas doenças se torna essencial sob o ponto de vista de saúde pública e proteção civil.