Na manhã desta sexta-feira (08) a Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca reuniu agricultores da COAMPI – Cooperativa Agrícola Mista dos Produtores do Projeto Irrigado de Itapera e representantes da empresa do ramo agrícola Special Fruit, no Plenário da Câmara de Vereadores de Sento-Sé para discutir questões relacionadas à implantação da cultura do mirtilo no município.
Durante a reunião, Fabiano Souza, diretor de negócios da Special Fruit, juntamente com Suemi Koshiyama, proprietário da empresa, apresentaram aos participantes algumas informações já obtidas sobre a cultura. “O mirtilo é uma cultura pouco conhecida na região, hoje ela é muito desenvolvida no Peru que apresenta condições climáticas muito parecidas com as daqui da região, por isso estamos trazendo para o município de Sento-Sé. É uma cultura exigente, que requer um alto investimento, mas vamos superar todas essas dificuldades através do cooperativismo”, destacou Suemi Koshiyama.
O Secretário Municipal Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca, Sandro Jatobá, explica que a gestão municipal vem buscando incansavelmente iniciativas que alavanquem o setor em Sento-Sé. “Trazer a implantação de uma nova cultura para o nosso município é um grande desafio que vai nos trazer inúmeras conquistas futuras. Vamos entrar com a parceria técnica agrícola para que essa concessão entre investidor e cooperativa tenha sucesso e potencialize ainda mais o desenvolvimento agrícola da nossa região”. Pontuou Jatobá.
De acordo com o presidente da COAMPI, Ermy Moreira, está nascendo uma nova parceria. “essa iniciativa nos dá a esperança de reconstruir a nossa agricultura, com a implantação de uma cultura que traz rentabilidade, e traz uma série de novidades para agricultura familiar, não só do projeto Itapera, mas para todo o município”, finalizou Ermy Moreira.
O mirtilo – é uma planta do tipo arbusto muito consumida em locais que possuem regiões de clima frio, como América do Norte e principalmente Europa, de onde ela é originária e conhecida pelo nome de “blueberry”. Esta fruta exótica de clima temperado apresenta grande potencial para produção no Brasil. O alto teor de pigmentos antocianos (substâncias com poder antioxidante e preventivas de doenças degenerativas), seu sabor único e sua cor inconfundível são fatores que atraem diretamente o consumidor