Na tarde desta quarta-feira, 27 de abril, o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, acompanhado de equipe técnica, se reuniu com o Ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Duarte. A pauta do encontro foi a obra do Rio Camaçari, que está em fase de reprogramação.
“A obra do Rio Camaçari é uma prioridade do nosso governo, e passou por várias intercorrências. Nós encontramos uma obra paralisada, tivemos que devolver mais de R$ 25 milhões. Depois de licitada, veio a pandemia, e hoje, a obra não pode ser executada com o valor que temos em caixa”, explicou o prefeito.
Na ocasião, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) autorizou a reprogramação da obra, que priorizará as ações de macrodrenagem e saneamento, deste modo, o processo deverá ser relicitado, já que a licitação atual está inexequível por conta do aumento elevado dos insumos, em decorrência do fato superveniente gerado pela pandemia do novo coronavírus. Foi autorizado ainda, o pleito, realizado pelo município, de complementação dos recursos, com a possibilidade de utilização dos rendimentos do saldo do convênio, garantindo assim a conclusão e funcionalidade das obras.
O recurso de R$ 100 milhões está na conta do convênio exclusivamente para a execução da obra. “O MDR está à disposição para fazer tudo que for necessário, dentro da legalidade, para que a obra do Rio Camaçari seja concluída. É uma ação que vai resolver o problema de alagamentos de toda a cidade”, declarou o ministro Daniel Duarte.
De acordo com a Secretária da Infraestrutura de Camaçari, Joselene Cardim, todos estão comprometidos em seguir com os trabalhos. “Estamos empenhados e não mediremos esforços para dar continuidade às obras do programa, e trabalhar com o propósito de concluir ainda na gestão do Prefeito Elinaldo. Queremos, mais do que nunca, oferecer melhores condições e qualidade de vida à população através da macrodrenagem e saneamento dos trechos”, comentou a gestora.
Também estavam presentes na reunião, o deputado federal Cláudio Cajado, as secretárias da Habitação, Vivian Angelim, do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Andréa Montenegro, o subprocurador-geral do Município, Bruno Elásio, e os vereadores Dilson Magalhães e Deni de Isqueiro.