“Dandara na Terra dos Palmares”, espetáculo infantojuvenil que aborda racismo na escola e resgata ancestralidade dos negros no Brasil, marca os 23 anos de resistência da Arte Sintonia Companhia de Teatro. O texto inédito do autor Antônio Marques, sob a direção de Agamenon de Abreu, será apresentado aos sábados e domingos do mês de maio, às 16h, no Teatro Sesi Rio Vermelho.
A montagem conta a história de Dandara, uma sábia criança negra, que não gosta de seu nome por sofrer bullying na escola, onde os colegas lhe chamam de escrava. Revoltada com as piadas agressivas, Dandara simula estar doente para não ir às aulas.
Sob os cuidados de sua avó, a menina pede um chá para aplacar a sua enfermidade. Após insistência da neta, a avó acaba cedendo e preparando-lhe a bebida com infusão de folhas. A força das ervas medicinais faz a criança adormecer e sonhar com um lugar chamado Palmares, onde conhecerá a luta dos seus antepassados e, principalmente, a história da guerreira Dandara dos Palmares, que a faz amar o seu nome e as suas raízes.
O espetáculo reflete de forma lúdica e poética questões inerentes à opressão sofrida pelos negros no país, e mais especificamente como essa realidade se configura para as crianças por meio do racismo estrutural.
Com canções originais de Emille Lapa e Natalyne Santos, o espetáculo conta, no elenco, com as atrizes mirins Maria Alice Xavier (ex-The Voice Kids) e Yandra Góes; os atores da companhia, Denise Correia, Gilson Garcia e Leonardo Freitas além dos atores convidados Diogo Lopes Filho e Natalyne Santos.
Os ingressos poderão ser adquiridos por meio do Sympla (https://www.sympla.com.br/
Com a flexibilização dos protocolos de segurança, o uso de máscara é opcional dentro do teatro, sendo obrigatória e indispensável a comprovação vacinal com o mínimo de duas doses para maiores de 11 anos.
Sobre a companhia
Em pouco mais de duas décadas, a Arte Sintonia montou oito musicais dos quais três são dedicados ao público infantojuvenil, com destaque para os infantis “H2òpera”, do autor baiano Luiz Sérgio Ramos, e “Legal, tchan, tchan, tchan!”, indicada por duas vezes ao Prêmio Braskem de Teatro nas categorias ‘Melhor Espetáculo Infantojuvenil’ e ‘Revelação’ para Denise Correia, com texto e direção de Elísio Lopes Junior.
A companhia mantém como base dos seus projetos espetáculos musicais de autores brasileiros e histórias de grandes personalidades. Uma das únicas companhias soteropolitanas que se dedica ao trabalho do teatro musicado, a Arte Sintonia Companhia de Teatro traz, no seu repertório, musicais para públicos de todas as idades.