Professores da rede municipal de ensino ficaram oito dias em greve, em protesto por reajuste salarial, melhores condições de trabalho e correções das perdas inflacionárias. Entretanto, devem retornar às salas de aula nessa segunda-feira (30), por força de uma medida liminar conseguida pela prefeitura no Tribunal de Justiça da Bahia (TJB). Na decisão, a justiça determinou suspensão da greve imediatamente.
Diante do documento judicial que põe fim a paralisação dos docentes e impõe o retorno imediato às unidades de ensino, a prefeitura de Salvador fez questão de avisar, através das redes sociais, que as escolas voltam a funcionar nesta segunda-feira. A gestão municipal também pediu que os pais levem seus filhos às unidades escolares.
O texto da sentença disse que a greve tem claros indícios de ilegalidade e abusividade. Preventivamente, a decisão ainda proíbe que a APLB Sindicato faça bloqueios para impedir o acesso de servidores às repartições públicas e escolas. A multa em caso de descumprimento é de R$ 20 mil por dia.
A prefeitura da capital baiana comunicou ainda, que os professores que forem para as salas de aula não terão corte em suas folhas de ponto no período da greve.
Fonte: BNews