Escritora lança livro sobre a palavra feminina

Eliane De Christo aborda a relação entre o feminino e a palavra em diferentes perspectivas

Mulher de palavra: encantada, mal dita, bem dita será lançado no dia 25 de junho. De autoria de Eliane De Christo, o livro tem como temas centrais a palavra e a presença da mulher. Palavra esta que, calada, aparece no corpo, na história do sujeito, mas que se falada, pode ser bem dita, mal dita e encantar com sua eficácia. O que amarra a questão desta obra é a palavra que cura. Nesse sentido, a escrita tece por linhas da vivência da autora, marcada pelo encontro com diferentes mulheres, em diferentes contextos, e suas palavras.

O livro reúne a sua experiência de “escutadora” de rezas e benzeduras da sua avó, passando pelo encontro que teve com meninas em situação de rua que inventavam uma língua dentro da língua, a escrita doída de Clarice Lispector, até as mulheres histéricas de Freud, as quais são elevadas pela autora à categoria de musas e inventoras da psicanálise.

Eliane De Christo é psicanalista, jornalista e doutora em Linguística pela PUC-SP. Autora das obras Anália Franco: a educadora e seu tempo e de O menino que rasgou a nuvem, neste lançamento Eliane faz um traçado pela invenção da psicanálise, que, na sua análise elege a histeria como musa que inspira e instiga a elaboração da teoria freudiana. Desse modo, a autora toma Freud como um artista, e a mulher histérica como a que encarna a musa e porta sintomas criptografados.

Como bem destaca Maria Francisca Lier-DeVitto, que assina o prefácio, “este livro enlaça de maneira consequente a problemática do feminino a linguagem, e o faz num jogo delicado que coloca em relação Psicanálise e Linguística de um modo cuidadoso e eficiente”. Para a também jornalista e psicanalista, Amanda Mont’Alvão Veloso, “Eliane de Christo, na sua ética de legitimar voz a quem não tem voz, alarga as margens de nossa sensibilidade e abre espaço, com a psicanálise, a arte, a linguística e a antropologia, para que mulheres digam de si, escolham seus próprios silêncios e se autoproclamem, para além dos seus corpos, dores e cicatrizes”.

Mulher de palavra: encantada, mal dita, bem dita será lançado pela Editora Paraquedas, no dia 25 de junho na Livraria da Vila, na Vila Madalena (São Paulo), a partir das 15h até às 18h. Haverá sessão de autógrafo e bate-papo, que será entre a autora, Amanda Mont’Alvão (psicanalista e jornalista) e Maria Carolina Casati (pesquisadora, professora e escritora). O livro estará disponível para venda em todas as lojas virtuais.