A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), com o compromisso de ampliar o debate sobre políticas públicas, promoção e fortalecimento do desenvolvimento social, representada pela secretária Amélia Pedra, participou esta semana do Seminário Internacional de Políticas Públicas Familiares, em Brasília (DF).
O evento foi promovido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), e teve como propósito levantar reflexões sobre políticas transversais direcionadas a uma perspectiva de fortalecimento das relações parentais. A solenidade faz parte da parceria com a Frente Parlamentar de Defesa da Família da Câmara dos Deputados e contou com a participação de especialistas e gestores públicos.
Entre os assuntos debatidos, o fortalecimento das famílias e o desenvolvimento econômico e social da nação. A iniciativa discutiu o impacto das políticas públicas familiares, compartilhando experiências locais e também de outros países. A reunião também destacou ações do governo federal e do Congresso Nacional voltadas para o assunto.
A secretária Amélia Pedra falou sobre a importância de participar do evento e as novidades que trouxe de Brasília. “Participar desse seminário permitiu que as ações da gestão da prefeita Suzana Ramos, fortalecesse sua missão, propósito e empatia com a população, especialmente as pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social. Na ocasião foi possível conquistar recursos que vão permitir a reforma da Casa de Passagem Messe de Amor, a construção do Centro do Idoso e a implantação do Programa Famílias Fortes. Trata-se de um novo tempo de gestão, de trabalho e de resultados”, concluiu Amélia, que esteve acompanhada da superintendente de Políticas Sociais da Sedes, Bethânia Amorim.
Sobre o Programa Famílias Fortes
O Programa Famílias Fortes é uma metodologia de promoção ao bem-estar dos membros da família, fortalecendo os processos de proteção e construção de resiliência familiar e reduzindo os riscos relacionados a comportamentos problemáticos. Para isso, o Programa conta com projetos como: Reconecte, Família na Escola e Acolha a Vida, com o objetivo de promover a socialização e a convivência por meio de espaços de reflexão sobre o papel das famílias na proteção de seus membros, estimulando a troca de vivências, contribuindo para a construção e reconstrução de suas histórias de vida e protagonismo no território.