Neste sábado (9/7), a titular da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), Andréa Montenegro, visitou, a convite dos moradores, a comunidade de Rancho Alegre, na zona rural de Arembepe, na Costa de Camaçari.
O encontro teve como objetivo de conhecer e analisar as demandas dos residentes da localidade, com foco na garantia da biodiversidade na região. “O nosso papel como poder público também é ouvir a comunidade. A escuta revela empatia da nossa parte, e nos traz reflexões de como atuar na nossa cidade, principalmente nas questões ambientais”, explicou Montenegro.
A líder comunitária Adriana Campos, que mora há mais de 7 anos no lugar, além de citar sobre as questões urbanísticas, frisou a necessidade de proteção do Rio Capivara. “Três pontos foram tratados aqui nessa tarde, a manutenção da passarela que dá acesso a Arembepe, a situação da regularização fundiária com foco em evitar as ocupações irregulares. E quero destacar que neste mesmo local, existem capivaras, um animal nativo e pertencentes a este espaço antes mesmo da nossa chegada. Com a inclusão desta ponte, esse animal voltou a residir em seu habitat, por isso estamos pedindo que a prefeitura faça uma campanha educativa com placas, sinalizações e informações sobre a proteção desta espécie!”, salientou a líder comunitária, em nome da comunidade.
A equipe da Sedur, além de ouvir as demandas, realizou, de imediato, um plano de ação evidenciando respostas às solicitações.