Bahia está à frente do Vitória em número de seguidores nas redes sociais; Sport lidera no Nordeste

O Ibope Repucom divulgou na última semana o ranking digital dos clubes de futebol do Brasil. A análise leva em conta o número de seguidores nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e YouTube).

O Flamengo, como reflexo da boa fase em campo, celebra a conquista de mais de 25 milhões de inscrições na somatória de todas as suas redes oficiais. O clube também foi pelo décimo mês consecutivo líder em crescimento absoluto, batendo o recorde de novos usuários em um único mês. Durante todo o mês de outubro, a equipe somou cerca 830 mil seguidores.

O rubro-negro também foi líder em crescimento em todas as plataformas. No Instagram foram 473 mil novas inscrições, no YouTube 190 mil, 109 mil no Twitter e 56 mil em sua página oficial no Facebook. No Twitter o clube bateu a importante marca de 6 milhões de inscritos e ultrapassou o Corinthians em seguidores nessa plataforma. Agora, o clube carioca, além de liderar o ranking geral, também lidera em todas as plataformas isoladamente.

Entre os clubes nordestinos, o Sport, atualmente disputando a série B do Brasileirão, é o time da região com mais seguidores, com 3,25 milhões de internautas, levando em conta todas as plataformas. Em seguida, o Bahia aparece com 3,19 milhões, o Vitória com 1,88 milhões, e Fortaleza e Ceará com 1,75 milhões. Destaque também para o Fortaleza que ultrapassou pela primeira vez o rival Ceará no volume combinado das principais plataformas monitoradas desde julho de 2016. Com o feito, o Tricolor do Pici assume a 18ª posição geral e o posto de 4ª maior base digital do Nordeste, atrás apenas de Sport, Bahia e Vitória.

Times que chamam atenção
Além dos clubes mais conhecidos no país, dois chamam atenção no ranking. A Chapecoense é o 10º time brasileiro com mais seguidores. Contando os números de Facebook, Twitter, Instagram e YouTube, a Chape acumula mais de 5,81 milhões de seguidores.

Outro que ficou à frente de muitos clubes conhecidos foi o Íbis, que se autointitula como o pior time do mundo. Com mais de 468 mil inscritos em suas plataformas, o clube pernambucano está acima de Paraná, América-MG, América-RN e até CSA, que atualmente disputa a elite do futebol brasileiro.