Com o intuito de acelerar o processo de inclusão das famílias do município no Cadastro Único (CadÚnico), a Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) promoveu neste sábado (27/8), um grande mutirão para antecipar o atendimento dos cidadãos que estavam com agendamento prévio para o setor.
A iniciativa aconteceu no prédio onde funciona a pasta, com suporte do espaço físico do Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador (Ciat). O horário de atendimento que estava previsto para iniciar às 8h, também foi antecipado em uma hora.
No total, mais de 500 pessoas foram atendidas e conseguiram fazer o cadastro ou o recadrastamento, conforme explicou a titular da Sedes, Reni Oliveira. “Hoje realizamos o segundo mutirão para antecipar os atendimentos que estavam agendados para o CadÚnico. Por conta da demanda que tínhamos, organizamos uma logística especial para esta ação. Mobilizamos todos os setores, a equipe veio empenhada para atender da melhor forma possível a população, e, graças a Deus, o dia foi tranquilo, com organização e atingimos o nosso objetivo”, falou.
A coordenadora do CadÚnico, Iracema Costa, falou sobre a necessidade que o setor tinha de fazer o mutirão. “Em conversa com a secretária, apontamos a nossa demanda de famílias que já estavam agendadas para fazer o cadastro pela primeira vez, com objetivo de pleitear o Programa Auxílio Brasil. Por conta disso, resolvemos fazer o mutirão para dar celeridade ao processo e atender essas famílias que já saíram daqui com o seu cadastro pronto”, enfatizou
Agendada inicialmente para o dia 30 de setembro, a moradora do bairro Massaranduba, Solange Santos, disse que a iniciativa aconteceu no momento certo. “Graças a Deus já estou cadastrada, esse atendimento hoje realmente facilitou muito, foi mais rápido. E aqui eu fui atendida muito rápido também”, disse.
Viúva, Joana Batista, que reside no bairro Burissatuba, comemorou por ter conseguido fazer o cadastro. “Eu estava agendada para novembro, aí as irmãs da igreja me falaram que ia ter o mutirão, eu vim e foi uma benção. Só Deus sabe o quanto eu precisava fazer esse cadastro. O atendimento foi maravilhoso. Deus abençoe a todos”, falou.
Desempregada, Girliane Silva contou que mora de aluguel e faz alguns bicos para sobreviver, por isso quis fazer o CadÚnico pensando na possibilidade de ser contemplada com Auxilio Brasil. “O atendimento aqui foi rápido e supertranqüilo, já estou cadastrada e agora é aguardar para ver se vou ser contemplada com o benefício”, finalizou.
O Cadastro Único para Programas Sociais ou CadÚnico é um sistema que absorve dados e informações de famílias para fins de inclusão em programas de assistência social, são exemplos: Programa Auxilio Brasil (antigo Bolsa Família); Benefício de Prestação Continuada (BPC); Tarifa Social de Energia Elétrica; Programa Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa, Minha Vida); Sistema de Seleção Unificada – Sisu/Lei de cotas; Isenção de taxas de inscrição em concursos públicos; Isenções na taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); Plano Progredir – Programa Nacional do Microcrédito Produtivo Orientado; Ação de Distribuição de Alimentos (ADA); e Carteira do Idoso.
Foto: Adeilson Carvalho