Onze novos equipamentos náuticos estão transformando o entorno da Baía de Todos-os-Santos. As intervenções do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), contemplam Itaparica, Salinas da Margarida, Cacha Pregos, Bom Jesus dos Passos, Botelho, Jaguaripe, Mutá, Caboto, Cachoeira, Penha e Solar do Unhão. Estão sendo investidos mais de R$ 350 milhões em projetos de padrão internacional, associados a ações culturais e socioambientais.
O conjunto de obras é destaque na primeira edição do Congresso Náutico da Bahia, aberto nesta terça-feira (30), no Terminal Marítimo de Salvador, na Avenida da França. Ele é promovido pela Barco Show Eventos e segue até quarta-feira (31), com o apoio da Setur-BA. A programação inclui debates, oficinas e exposição de inovações tecnológicas, reunindo especialistas, empresários e prestadores de serviços do setor.
“O objetivo é promover a cultura náutica, explorando principalmente o grande potencial da Baía de Todos-os-Santos, onde as novas marinas representam um marco no incremento da atividade, com um avanço de 10 anos em infraestrutura. Temos também a campanha educativa para evitar o descarte de lixo no mar”, explicou o CEO da Barco Show Eventos, Hugo Leonardo de Assis.
No primeiro dia do congresso, foi realizada a mesa-redonda sobre o desenvolvimento náutico no Norte-Nordeste. Participaram da discussão o secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar, e representantes dos governos federal e municipal, da Capitania dos Portos e do empresariado.
“A Bahia lidera nacionalmente a realização de obras para o fomento do turismo náutico, que gera empregos, coloca o estado na rota de grandes eventos esportivos e fortalece a economia. Em parceria com o Sebrae, desenvolvemos um estudo sobre negócios nos 1.100 quilômetros do litoral baiano. Atuamos ainda no estímulo à observação de baleias e no afundamento de embarcações para o turismo de mergulho, com reflexos nas atividades náuticas”, pontuou o secretário Bacelar.