Setur-BA e Comcar discutem promoção conjunta para aumentar fluxo de turistas no Carnaval da Bahia

Em uma reunião na sede da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), nesta quarta-feira (31), em Salvador, o órgão discutiu com o Conselho Municipal do Carnaval (Comcar) a promoção da festa nos principais polos emissores de turistas do país, para que a folia baiana receba um número maior de visitantes de outros estados. A ideia da Setur-BA é realizar o “Roadshow Carnaval da Bahia 2023”, uma ação de divulgação itinerante para agentes de viagens e promotores do turismo, com a escolha das cidades, calendário e programação seguindo sugestões do Comcar, além de mídia conjunta. 

“Tradicionalmente, fazemos roadshows em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Curitiba e Recife, cidades que enviam um número maior de turistas para a Bahia. Queremos ouvir o Comcar para incluir outras cidades ou substituir algumas, usando a expertise da entidade para montar um modelo de promoção que nunca foi tentado, com o objetivo de aumentar o fluxo de foliões durante o nosso Carnaval, o que vai representar mais emprego e renda para os baianos”, explicou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar. 

O presidente do Comcar, Joaquim Nery, disse que o colegiado vai elaborar um documento que será encaminhado à secretaria, contendo propostas dos segmentos envolvidos na realização do Carnaval, para a formatação das ações promocionais. “Há alguns anos, a Bahia tem tido a concorrência dos carnavais de São Paulo, Rio de janeiro e Minas Gerais, que usam um modelo inspirado na festa baiana. Temos aqui, ativos e conteúdos que eles não conseguem reproduzir. Se tivermos essa parceria com o Governo do Estado na divulgação, a gente vai garantir a vinda de mais pessoas para o Carnaval da Bahia. Será importante convencer os empresários de blocos e camarotes a participarem dos roadshows que a Setur-BA pretende realizar”.