Seduc participa de Encontro Regional de Acompanhamento Escolar em Mata de São João

Otimizar o acompanhamento pedagógico e administrativo das escolas da rede pública municipal, de maneira a garantir a eficiência dos fluxos de trabalho e a qualificação progressiva dos processos de ensino-aprendizagem. É com este objetivo que os tutores educacionais da Secretaria da Educação (Seduc) de Camaçari participam, nesta segunda e terça-feira (10 e 11/10), do Encontro Regional de Acompanhamento Escolar, evento de natureza formativa, realizado no Centro de Convenções de Praia do Forte, em Mata de São João.

A atividade, promovida pela Associação Bem Comum, através do Programa Educar pra Valer (EpV), reuniu equipes estratégicas das pastas de Educação de cinco municípios, a saber: Camaçari, Alagoinhas, Mata de São João, Salvador e Simões Filho. No discurso de abertura, a secretária da Educação de Camaçari, Neurilene Martins, destacou a importância dessa reflexão coletiva em torno de aspirações compartilhadas por todas as cidades representadas. “Estamos aqui com o mesmo propósito, que é ampliar a compreensão sobre as nossas itinerâncias, através da análise dos nossos percursos rumo ao que almejamos, que é consolidar comunidades de aprendizagem em cada escola”, sintetizou.

Uma das organizadoras da formação, a coordenadora Regional do EpV, Lucidalva Bacelar, falou da necessidade de promover este momento de enriquecimento técnico e reflexivo para profissionais que atuam de uma perspectiva mais abrangente sobre as dinâmicas da oferta da educação pública. “Os técnicos de acompanhamento, agentes de acompanhamento ou supervisores são fundamentais para o trabalho educacional, e o papel que eles desempenham é de apoio, acolhimento e fortalecimento da rede, e não de fiscalização, cabe ressaltar. Para tanto, eles adquirem uma visão sistêmica da educação, podendo intervir nas mais variadas situações. Eles, com suas especificidades, são o público-alvo dessa formação”, explicou.

Na programação, além de palestras, há espaço para a socialização das redes, bem como atividades de campo, oportunizando a experimentação dos conhecimentos transmitidos. “O acompanhamento é o coração de uma política educacional voltada para melhoria das aprendizagens dos alunos. Não há como promover melhorias efetivas no fazer docente, no trabalho em sala de aula, sem um bom trabalho de acompanhamento”, declarou Joan Oliveira, um dos palestrantes e consultor do EpV.

O secretário da Educação da cidade anfitriã, Alex Carvalho, também evidenciou a relevância do evento. “Mobilizamos nossas equipes de acompanhamento para este evento, pois queremos seguir avançando na perspectiva da aprendizagem dos nossos alunos”.

Os profissionais da rede pública de Camaçari aprovaram os conteúdos apresentados e as propostas concebidas durante o encontro formativo. Para Fabiana Silva, que integra a equipe de tutores educacionais de Camaçari, grupo responsável pelo acompanhamento escolar, o evento foi muito relevante. “É uma formação muito importante e eu não poderia ficar de fora. Além de abrir caminho para a implementação de uma política de acompanhamento mais efetiva no município, também nos coloca diante de colegas de outros municípios, em uma troca de saberes que, certamente, vai fortalecer a nossa atuação”, avaliou.

Foto: Jean Victor