Ativista do movimento negro, Nairobi Aguiar receberá Medalha Zumbi dos Palmares na próxima terça (29)

Ativista do movimento negro, historiadora, pesquisadora em estudos étnicos e africanos (Pós-Afro/UFBA) e coordenadora de Promoção da Igualdade Racial, Nairobi Aguiar receberá na próxima terça-feira (29) a Medalha Zumbi dos Palmares. A solenidade será no Salão Nobre da Câmara Municipal de Salvador, às 18h30.

A Medalha Zumbi dos Palmares é dedicada a pessoas atuantes no combate ao racismo, discriminação e intolerância na cidade de Salvador e no Estado da Bahia. A proposta de entrega da honraria a Nairobi Aguiar foi apresentada à Câmara Municipal de Salvador pelo então vereador Moisés Rocha (PT), por meio do Projeto de Resolução N° 38/2020, e será entregue pela vereadora Marta Rodrigues (PT).

Filha e sobrinha de uma família liderada por mulheres negras – Ana Meire Aguiar, sua tia, foi umas das fundadoras do bloco afro Ilê Aiyê -, Nairinha é filha do bairro da Liberdade (Pero Vaz/ IAPI); aluna egressa da Steve Biko (2003); ingressou na universidade para estudar história, e como uma boa Bikuda, integrou o núcleo de estudantes negras/os Makota Valdina, na UCSAL (2005), onde lutou juntamente com o núcleo pela lei de cotas, acesso e permanência da população negra nas universidades; também militou na Campanha Reaja ou Será Mort@ e Movimento Negro Unificado MNU (2005), onde denunciou o extermínio da juventude negra.

Em 2008, Nairobi integrou a equipe de assessoria do Mandato Popular do vereador Moisés Rocha (PT) e, em 2011, foi indicada a chefiar a Fundação Cultural Palmares, nos Estados da Bahia e Sergipe. Ex-coordenadora executiva da Secretaria de Política para as Mulheres (SPM), está desde 2015 como coordenadora de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI), onde atualmente coordena a Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa do Estado da Bahia.