Se na fase de grupos da Copa do Catar as zebras passearam à vontade – com direito às surpreendentes classificações de Marrocos, Japão e Coreia do Sul – nas Oitavas de final que estrearam neste sábado (03), Holanda e Argentina fizeram valer o peso das suas camisas.
A Holanda passou com facilidade pelos Estados Unidos por 3 a 1, dando um show de eficiência nos contra-ataques. Todo cuidado é pouco quando se enfrenta o veloz Daley Blind, craque do Ajax, e seus companheiros da “laranja mecânica”.
Já “nuestros hermanos” argentinos reencontraram o caminho da vitória por 2 a 1 sobre a Austrália com direito a vários recordes de Lionel Messi: mil jogos com a camisa alvi-celeste, nove gols em copas (passou Maradona e só está atrás de Batistuta). Só falta à brilhante carreira de Messi o tão sonhado título mundial.
Holandeses e argentinos já estão entre as oito melhores seleções da Copa. Na próxima sexta-feira (09), às 16h, elas se enfrentarão pela sexta vez em mundiais e decidirão quem estará nas semifinais.
Repito: agora começa a Copa do Mundo, senhoras e senhores! Apesar de ficar feliz com as surpresas, ainda aposto nas seleções de maior tradição. Como diria o veterano Galvão Bueno: “haja coração”!
Manuel Arantes é cronista esportivo desde a Copa de 1958.