A tecnologia em três dimensões está revolucionando a área da saúde. Tanto os profissionais quanto os pacientes já estão sendo beneficiados com o uso desses novos equipamentos.
Recentemente, no Hospital Santa Izabel, em Salvador-Ba, foi feita uma cirurgia de Pieloplastia Videolaparoscópica com imagem em 3D para tratamento de estenose de junção uretero-piélica. A paciente sofria com hidronefrose (aumento do rim por dificuldade no esvaziamento de urina).
*Como funciona*
Os urologistas Dr. Jailton Campos e Dr. Alfredo Querino, com o apoio do colega residente Pedro Ramires, realizaram a cirurgia no hospital Santa Izabel.
Dr. Jailton explica que o equipamento contemporâneo permite enxergar os órgãos do paciente em terceira dimensão e com mais profundidade. “É como se estivéssemos tocando o paciente por dentro, embora estejamos utilizando uma microcâmera que é inserida na pessoa. Desta forma, o procedimento é menos invasivo, rápido e garante um pós-operatório menos doloroso”, detalha.
O procedimento com a nova tecnologia deixou entusiasmados tanto a equipe cirúrgica bem como os instrumentadores e circulantes de enfermagem.
O interno Diego Oliveira, disse que todos ficaram contentes em participar dessa cirurgia de sucesso.
“Com o uso dessa tecnologia inovadora alcançamos o nosso objetivo de promover a eficiência e o conforto dos nossos pacientes”,afirmou Diego.
A cirurgia no Hospital Santa Izabel foi um sucesso e uma ótima oportunidade para os profissionais avaliarem os benefícios da tecnologia, na opinião da equipe, sendo superior à laparoscopia convencional e sendo, talvez, comparável à cirurgia robótica.