Licuritone é a aposta inovadora da agricultura familiar da Bahia para o Natal

Natal está chegando e uma das tradições na mesa natalina é o panetone. A agricultura familiar inova mais uma vez com o lançamento do Licuritone, um panetone de licuri, que está sendo comercializado na 13ª Feira Baiana da Agricultura e Economia Solidária. O evento acontece até este domingo (18), no Parque Costa Azul, em Salvador.  

Produzido pelo Grupo de Mulheres Resistentes do Sertão, ligado à Cooperativa Regional de Agricultores Familiares e Extrativistas da Economia Popular e Solidária (Coopersabor), do município de Monte Santo, o Licuritone tem dois sabores, um com amêndoas torradas, sem lactose, e outro é trufado com brigadeiro de licuri.  

“É um produto sem conservantes, mais leve, menos denso, que tem o sabor natural. A gente faz com o suco da laranja e com raspas da laranja e do limão. A maior parte da matéria prima é produzida pelos agricultores da região de Monte Santo”, explica Camila Moreira, uma das produtoras do Licuritone. 

A Coopersabor trouxe ainda para a capital da Bahia cerveja, chopp, azeite, biscoito, bala, artesanato e sorvete. Tudo com licuri.  

Milenna Santos, consultora de alimentos, experimentou o sorvete de licuri e aprovou. “Amei. Tem um sabor peculiar que a gente identifica o licuri e suas características. Visitei toda a Feira e tem muita inovação. Uma diversidade que me chamou muito a atenção, e a gente percebe a qualificação da agricultura familiar”.  

A 13ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Federação da União das Cooperativas da Agricultura Familiar (Federação Unicafes – Bahia), com o apoio da Bahiatursa, Conder, secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Planejamento (Seplan) e Educação (SEC).