A troca de experiências com diversos grupos teatrais do Brasil e do Mundo já é uma marca registrada da Cia Biruta de Teatro (Petrolina-PE). No último final de semana, o grupo esteve em São Paulo, na sede da Cia Mundu Rodá, para mais um encontro com artistas de quatro das cinco regiões brasileiras, como Os Contadores e Mentiras (SP), Cia Pessoal de Teatro (MT) e Teatro Diadokai (MG), entre outros.
O “Encontro Terceiro Teatro e a Antropologia Teatral”, além de ser um passo para a consolidação de uma rede de trocas entre artistas, teve como objetivo propiciar o intercâmbio de vivências e experiências entre os grupos participantes, nos moldes que forjaram o movimento Teatro de Grupo, nos anos 70 e 80. A programação incluiu, também, uma roda de conversa com Eugênio Barba e Julia Varley (do Odin Teatret – Dinamarca) e a brincadeira de Cavalo Marinho, com o Grupo Manjarra (SP).
Diretor teatral e um dos membros fundadores da Cia Biruta, Antônio Veronaldo falou sobre o evento. “Estar nesse encontro fortalece o nosso vínculo com grupos e artistas que já tem uma trajetória nacional e internacional. Grupos que estavam ali para comungar um conceito e uma filosofia de viver o teatro de uma forma mais comunitária, sem perder suas bases dentro da Antropologia Teatral. Foi um momento muito rico, onde ouvimos as vivências dos grupos e compartilhamos, também, a nossa experiência aqui nas margens do rio e na comunidade do Rio Corrente, em Petrolina”, relatou Veronaldo.
Cia Biruta de Teatro
No catálogo de espetáculos já encenados pela Biruta estão as montagens de “Maria Minhoca” e “O Mágico de Oz”, que deram projeção para o grupo no Vale do São Francisco e em outras regiões, além de “Chico e Flor – contra os monstros da Ilha do Fogo”, “Processo Medusa” e “Cenas Ribeirinhas”, que deram reconhecimento ao grupo..
Em quase 15 anos de história, a Cia Biruta também acumula na bagagem produções audiovisuais, participações em festivais, prêmios, e intercâmbios com grupos de teatro nacionais e internacionais. Entre as experiências mais marcantes estão a realização encontro Pontes Flutuantes, com a participação de Eugênio Barba e Julia Varley, ambos integrantes do grupo dinamarquês Odin Teatret, a produção do curta-metragem ‘Chico e Flor – A lenda do Rio Opará’, e a premiação por Iniciativas Culturais nas Comunidades/Periferias – LAB PE 2021, recebida pelo trabalho que o grupo realiza na periferia de Petrolina.
Atualmente, a Biruta trabalha no processo de criação dos espetáculos “Notícias do Dilúvio”, que narra acontecimentos de Canudos, através da presença das mulheres na guerra, e “Histórias Lacrimogênica de Cordel (ou A Hora da Estrela)”, uma adaptação do texto de Clarice Lispector para o teatro de rua. Este último aprovado no Funcultura Geral 2019/2020.
Siga a Cia Biruta de Teatro nas redes sociais
Instagram: <https://www.instagram.com/ciabiruta/>
Facebook: <https://www.facebook.com/ciabirutadeteatro/?epa=SEARCH_BOX>
Youtube: https://www.youtube.com/ciabiruta
Spotify: Cia Biruta de Teatro