Camaçari inicia Ano Letivo 2023 da rede municipal nesta terça (7/2)

O início das aulas na Rede Pública Municipal de Ensino de Camaçari acontece nesta terça-feira (7/2), conforme previsto no Calendário Letivo 2023, elaborado pela Secretaria da Educação (Seduc). As 103 escolas já estão na expectativa de acolher os estudantes e seguir sendo cenários propícios ao aprendizado, a partir de avaliações diagnósticas e da oferta de abordagens pedagógicas inovadoras, pautadas na real necessidade e anseios dos alunos e da comunidade.

A secretária de Educação, Neurilene Martins, destaca algumas das atividades promovidas com o intuito de preparar a rede para receber os estudantes, a exemplo da Jornada Pedagógica 2023. “Os profissionais de Educação de Camaçari estão mobilizados para este acolhimento. Na véspera do início do Ano Letivo 2023, finalizamos a nossa Jornada Pedagógica com uma Conferência de Encerramento que aprofundou reflexões sobre Educação e Equidade, na relação com a Educação Antirracista, rebordando os propósitos do nosso trabalho e nos direcionando para práticas e resultados cada vez melhores”, afirmou, referindo-se ao bate-papo dos profissionais da rede com o escritor Itamar Vieira Júnior, autor da obra Torto Arado.

Dentre as ações que estão vinculadas ao preparo para o início do Ano Letivo 2023 estão, além da Jornada Pedagógica, o reordenamento da rede, a busca ativa pelos estudantes, a parametrização do transporte escolar, a ampliação de vagas para Educação Infantil, a garantia da entrega do Kit Escolar para os estudantes (com fardamento, tênis, mochila, materiais didáticos e muito mais), a garantia da entrega do Kit Volta às Aulas para os professores (com Planner 2023, calendário e outros materiais personalizados que darão suporte à rotina laboral dos profissionais), entre outras iniciativas.

Somam-se a essas ações, os serviços de manutenção nas escolas, para assegurar a infraestrutura necessária para o acolhimento dos estudantes e a realização das aulas. Durante o recesso, e de forma contínua, o governo municipal tem realizado intervenções nas unidades de ensino, como revisão dos sistemas hidráulico e elétrico e reparos diversos, além do atendimento de demandas específicas.