Curador de Casa do Carnaval e Cidade da Música, Gringo Cardia receberá título de cidadão soteropolitano: “de todos os prêmios, o mais importante”

Honraria foi sugerida pelo vereador de Salvador Claudio Tinoco

O artista, cenógrafo e arquiteto Gringo Cardia receberá o título de cidadão soteropolitano da Câmara Municipal de Salvador. A honraria, que será concedida no dia 10 de fevereiro às 16h no plenário da Casa, foi indicada pelo vereador Claudio Tinoco (União Brasil).

Gringo é curador de importantes museus contemporâneos da cidade de Salvador, como o Museu Casa do Carnaval, dedicado à história da festa, o recém-inaugurado Museu Cidade da Música da Bahia, além do Museu A Casa do Rio Vermelho, que celebra Jorge Amado e Zélia Gattai.

“É uma grande honra receber esse título. Não tenho nem palavras para expressar a minha felicidade. Quando eu comecei meu trabalho artístico, foi com artistas da música de Salvador. Eu fui aprendendo a ver um Brasil profundo, de verdade, criativo, negro, com as nossas raízes africanas intensas. Salvador e a Bahia enchem o coração da gente de amor, de música, de cultura, de alegria né?”, comemorou Gringo.

Gringo é reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho, tendo ganhado em 1990 o prêmio da MTV em Los Angeles para o melhor clipe brasileiro para a música “Flores” da banda Titãs, dentre outros prêmios, como o Lawrence Olivier Award e mais de 20 prêmios no Brasil e no exterior como designer.
“Fico muito emocionado e feliz porque para mim é uma consagração. De todos os prêmios que ganhei, esse é o mais importante, que é ser soteropolitano, baiano. Pra mim isso é é uma honra sem tamanho”, disse.

“Em Salvador, Gringo vem desenvolvendo grandes projetos na área Cultural, contribuindo para o fomento e incentivo à cultura da cidade. A Casa do Rio Vermelho e a Casa do Carnaval foram reconhecidas, respectivamente, com o selo de Excelência do Trip Advisor e com o Prêmio Nacional do Turismo, concedido pelo governo federal. Mais recentemente, ele foi também curador da Cidade da Música, um museu inovador e interativo que já ganhou os corações e os roteiros turísticos da cidade”, afirmou o vereador Claudio Tinoco.

Gringo tem vasta experiência na Cultura e ligação direta com a música da Bahia e de Salvador, com a direção de arte de capas de disco como Maria Bethânia, Gilberto Gil, Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, dentre outros. Ao todo, ele já dirigiu cenários de shows e dirigiu mais de 70 videoclipes.

“É uma felicidade poder conceder o título de soteropolitano a um cara tão especial como Gringo. Ele tem uma sensibilidade apurada da nossa cultura, sobretudo da música e da cultura popular da Bahia, e um carinho muito especial por nossa cidade. Vi de perto suas importantes contribuições, seja com os projetos dos museus, como seus projetos para nossos artistas e cantores. A Bahia que acolheu muitos gringos, como Carybé e Verger, agora recebe o Gringo de coração mais baiano que conheço”, declarou Tinoco.

Neta de Jorge Amado e coordenadora de comunicação da Casa do Rio Vermelho, Maria João Amado afirmou que teve “a sorte e a honra” de contar como Gringo para a curadoria do museu.

“Com esse trabalho que ele fez aqui ele impulsionou ainda mais sua baianidade- Nada mais justo do que Salvador prestar essa homenagem e reconhecer que Gringo Cardia é soteropolitano, se não por nascimento, com certeza por merecimento. Viva Gingo! Viva sua genialidade, seu trabalho e seu amor por nossa terra. Esse título é mais do que merecido!”, afirmou.