A irreverência dos blocos multiculturais tomou conta do circuito carnavalesco Orlando Tapajós (Ondina/Barra) na tarde deste sábado (11) com o início do Fuzuê, que abre oficialmente o pré-Carnaval de Salvador. As primeiras atrações, com as mais diversas fantasias, trouxeram para o circuito um verdadeiro cenário que remete aos antigos carnavais.
O início do desfile contou com as apresentações de entidades como o Grupo Folclórico Zambiapunga, Oficina de Frevos e Dobrados, Caretas de Cairu, Gira Ingonça e Palhaços Percussivos e a Banda da Guarda Civil Municipal, dentre outras entidades.
Ainda há diversas atrações para fazer a alegria da festa. Aproximadamente quinze blocos multiculturais já estão animando os foliões que já tomaram conta de alguns trechos do circuito. Embalados por músicas que fazem parte da história da folia e canções atuais, baianos e turistas que ansiavam pelo retorno da festa de momo estão aproveitando o retorno da maior festa de rua do planeta.
Folião e membro da Regata Brasileira, uma das atrações do Fuzuê, Reinildo do Rosário destacou a importância das apresentações culturais. “É muito importante porque mostra que o Brasil é feito de Cultura. A Cultura é a coisa mais importante que a gente tem para mostrar as características do nosso povo”, disse.
Para ele, é fundamental chamar a juventude para participar e manter viva a tradição. “A intenção é chamar os jovens para que eles comecem a gostar da cultura, introduzir no meio, de forma que eles possam fazer parte para não deixar acabar”, frisou.
Bruno Concha/Secom