Catafolia – Espaço de Apoio para Catadores abre alas no Carnaval de Salvador

As bases funcionam das 7h às 17h, com estrutura com banheiro químico, orientação sobre local para banho, entre outros serviços

A cada ano, com um olhar mais atento para os catadores de materiais recicláveis, e para a situação socioeconômica desses profissionais, a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), abre alas para o “Catafolia- Espaço de Apoio para Catadores de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis” no Carnaval 2023.

A iniciativa da gestão municipal, realizada desde 2018, disponibiliza dois espaços: um na Escola Municipal Permínio Leite, no bairro do 2 de Julho e outro no Centro de Capacitação de Profissionais da Educação Wilson Lins, em Ondina . As bases funcionam das 7h às 17h, com estrutura com banheiro químico, orientação sobre local para banho, entre outros serviços, de forma que possam desenvolver o autocuidado, enquanto trabalham nos dias da festa.

“O objetivo da ação é a valorização da atividade dos catadores, grupo que realiza uma importante função nesta festa. Assim proporcionamos maior comodidade, para essa mão de obra tão sofrida, ajudando-os a aumentar suas rendas e, proporcionando uma melhor condição de trabalho, através das nossas bases de apoio, como também o serviço para o possível recebimento de benefícios eventuais ”, detalhou o secretário da Sempre, Júnior Magalhães.

Nas duas unidades, os catadores receberão, durante todos os dias da folia, quatro refeições diárias: café da manhã, almoço e dois lanches intercalados. A Sempre propiciará ainda serviços de inscrição e atualização do Cadastro Único (CadÚnico) e testagem para sífilis.

Para cada espaço, são disponibilizadas 400 vagas/dia. Cada catador também terá direito a uma camisa com identificação, boné e luva.

Foto: Vitor Santos/Sempre