As bases funcionam das 7h às 17h, com estrutura com banheiro químico, orientação sobre local para banho, entre outros serviços
A cada ano, com um olhar mais atento para os catadores de materiais recicláveis, e para a situação socioeconômica desses profissionais, a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), abre alas para o “Catafolia- Espaço de Apoio para Catadores de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis” no Carnaval 2023.
A iniciativa da gestão municipal, realizada desde 2018, disponibiliza dois espaços: um na Escola Municipal Permínio Leite, no bairro do 2 de Julho e outro no Centro de Capacitação de Profissionais da Educação Wilson Lins, em Ondina . As bases funcionam das 7h às 17h, com estrutura com banheiro químico, orientação sobre local para banho, entre outros serviços, de forma que possam desenvolver o autocuidado, enquanto trabalham nos dias da festa.
“O objetivo da ação é a valorização da atividade dos catadores, grupo que realiza uma importante função nesta festa. Assim proporcionamos maior comodidade, para essa mão de obra tão sofrida, ajudando-os a aumentar suas rendas e, proporcionando uma melhor condição de trabalho, através das nossas bases de apoio, como também o serviço para o possível recebimento de benefícios eventuais ”, detalhou o secretário da Sempre, Júnior Magalhães.
Nas duas unidades, os catadores receberão, durante todos os dias da folia, quatro refeições diárias: café da manhã, almoço e dois lanches intercalados. A Sempre propiciará ainda serviços de inscrição e atualização do Cadastro Único (CadÚnico) e testagem para sífilis.
Para cada espaço, são disponibilizadas 400 vagas/dia. Cada catador também terá direito a uma camisa com identificação, boné e luva.
Foto: Vitor Santos/Sempre