Estreia nesta quinta-feira (2) o espetáculo híbrido Pulsações no Goethe-Institut

Montagem comemora 35 anos do lançamento do livro Um Sopro de Vida, de Clarice Lispector, e a primeira apresentação é um ensaio aberto com entrada gratuita

Estreia nesta quinta-feira (2) e vai até dia 18 de março, no Goethe-Institut Salvador, temporada do espetáculo híbrido Pulsações, livremente inspirado no livro Um Sopro de Vida, de Clarice Lispector, que, em 2023, completa 35 anos de lançado. A montagem explora diferentes linguagens artísticas, como teatro, dança, canto, performance e poesia, com a proposta de passear por pequenos universos da natureza humana, da arte e, sobretudo, do feminino. As sessões acontecem sempre de quinta-feira a sábado, às 20h. Ingressos promocionais até quinta-feira (2) no Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/promocional-espetaculo-pulsacoes/1873461. A primeira apresentação  é um ensaio aberto gratuito, às 20h.

No palco, as questões existenciais, críticas e criativas expostas na obra por Clarice Lispector movem as atrizes Rebeca de Oliveira e Uerla Cardoso. A encenação é assinada pelo diretor teatral Érico JosÉ e transita entre corporeidades e reflexões sobre a arte, o teatro, o feminino e o mundo. Já o compositor e diretor musical Luciano Salvador Bahia musicou de forma inédita as canções do espetáculo, com as letras provindas do texto de Clarice, que ganham a voz da cantora Aline Lobo.

Um Sopro de Vida é um livro repleto de relações entre o pensamento existencial de Clarice, as questões práticas da vida e esse embate entre as emoções e a razão, e isso foi peça chave para construir a corporeidade das atrizes. O espetáculo é cheio de surpresas e reviravoltas e, assim como a autora, não segue a lógica do começo, meio e fim, tratando de muitas coisas e sensações ao mesmo tempo”, explica Érico JosÉ.

A peça é dividida em três quadros, e tem como resultado o hibridismo entre diferentes linguagens artísticas, como canto, improvisação, jogo, interpretação dramática, teatro físico, dança, teatro ritual, performance, comicidade, bufonaria e palhaçaria, numa pulsação entre sensações e ações que compõem a visualidade do espetáculo e a entrega das artistas na cena.

“Por ser uma grande escritora, uma das maiores do mundo, a obra de Clarice é muito cênica. Alguns dos livros dela têm trechos que são diálogos quase teatrais, onde as personagens conversam. Para mim, é sempre gratificante trabalhar com a obra de Clarice, por causa da profundidade, da qualidade literária, que permite todo um trabalho imagético sobre a cena, que ultrapassa o naturalismo”, comenta Érico.

A trilha sonora tem destaque na montagem e é um aceno à Clarice Lispector, que diz: “Tudo o que fico sendo ou agindo ou pensando tem acompanhamento musical”. A cantora Aline Lobo integra o espetáculo com músicas originais, além das canções “Você e Você”, de Gilberto Gil, que abre a encenação, e “Que o Deus venha”, do Barão Vermelho, com letra de Clarice Lispector. “O público pode esperar que seja tocante, visualmente impactante e uma experiência emocionante”, arremata o diretor.

Integram a equipe do espetáculo Maony Reis na assistência de encenação, Renata Cardoso na direção de arte (cenografia, figurino, maquiagem e adereços) e Cecília Accioly na preparação corporal e coreografias.

Homenagem ao mês da mulher – A nova temporada no Goethe-Institut Salvador é uma homenagem ao mês das mulheres, sendo Pulsações uma reverência a essa escritora tão aclamada mundialmente que deixou um legado importante sobre a vida e a arte, questionando modelos, padrões e encarceramentos socioculturais, femininos e estéticos. 

Pulsações teve sua estreia em novembro de 2019, com temporada de sucesso no Teatro Martim Gonçalves. O espetáculo foi contemplado no FESTAC – Festival Estudantil de Artes Cênicas da UFBA (2019) e no 27º JGE – Festival Internacional Janeiro de Grandes Espetáculos – Teatro, Dança e Música (Recife-PE). Ao iniciar a pandemia, teve temporada interrompida no Teatro do Solar Boa Vista, fruto da classificação na Convocatória Ocupação de Pautas Artístico-culturais dos Espaços Culturais da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA)

SERVIÇO:

Pulsações

Local: Goethe-Institut Salvador

Datas: 02, 03, 04, 09, 10, 11, 16, 17 e 18 de março

Horário: 20h

Ensaio Aberto: 2 de março, 20h (entrada franca)

Ingresso promocional: R$ 20 e R$10 – Até 25.02

Vendas: Sympla

Linkhttps://www.sympla.com.br/evento/promocional-espetaculo-pulsacoes/1873461

FICHA TÉCNICA:

Encenação: Érico José

Dramaturgia: Érico José, Rebeca de Oliveira e Uerla Cardoso

Direção Musical, Trilha Sonora, Composições: Luciano Salvador Bahia

Assistente de Encenação: Maony Reis

Atuação: Rebeca de Oliveira e Uerla Cardoso

Canto ao vivo: Aline Lobo

Preparação de Elenco, Iluminação: Érico José

Preparação Corporal, Coreografias: Cecília Accioly

Direção de Arte (cenografia, figurino, maquiagem, adereços): Renata Cardoso

Design e Layout: Mário Oliveira

Produção Cultural: CAPRICÓRNIO PRODUÇÕES e COLE – Coletivo Livre de Espetáculos