Diante da intensa chuva que atingiu Salvador na manhã desta terça-feira (26), quando algumas localidades tiveram picos de quase 250mm de precipitação nas últimas 12 horas, a exemplo da região de São Caetano e da Liberdade, o prefeito de Salvador ACM Neto convocou uma coletiva para anunciar as medidas tomadas pela gestão municipal no sentido de atenuar os impactos deixados pela frente fria. Na ocasião, o prefeito fez um balanço da atuação de todos os órgãos que participam da chamada Operação Chuva, a exemplo das secretarias de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), Manutenção (Seman) e Limpurb, além da própria Codesal.
“Salvador vem enfrentando, nas últimas horas, uma das maiores chuvas dos últimos anos. Chegou a chover 170 milímetros em três horas. Nunca choveu tanto em um mês de dezembro nos últimos dez anos, com uma média histórica de 106,5mm, graças ao dia de hoje. As informações que a população da Ladeira do Cacau nos traz é de que havia alguém escavando uma parte da base da encosta que desabou, felizmente sem vítimas fatais. Mas o fato é que já estamos tomando todas as providências para que a via seja liberada o mais rápido possível”, disse ACM Neto.
O prefeito ressaltou ainda os investimentos de mais de R$120 milhões em obras de contenção de encosta (76 já entregues e outras 18 em execução). Além disso, ACM Neto destacou os investimentos em tecnologia de prevenção e alerta destinados à Defesa Civil de Salvador (Codesal), a exemplo da instalação de pluviômetros e 48 pluviômetros, duas estações meteorológicas, e duas estações hidrológicas.