Evento foi organizado e dirigido pelo vereador Joceval Rodrigues
Os católicos ligados à Rede Mundial de Oração do Papa, também conhecida como Apostolado da Oração, fundada em 3 de dezembro de 1844 na França, comemoraram os 175 anos de atividade em sessão especial na Câmara Municipal, convocada pelo vereador Joceval Rodrigues (Cidadania), na noite desta quarta-feira (27). A instituição, presente em mais de 190 países, completa também 10 anos de refundação, confirmada pelo Papa Francisco em 2014.
O Apostolado foi consagrado pela Arquidiocese de Salvador ao Coração de Jesus há 142 anos. Segundo o padre Valson Sandes, diretor espiritual do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ), que representou a Rede de Orações no evento, o movimento está presente em 115 paróquias com seus próprios núcleos e centros. Ele pediu orações pelos desabrigados em função da forte chuva que caiu na capital terça-feira (26) e lembrou que Irmã Dulce, agora consagrada Santa Dulce dos Pobres, sempre foi “uma ardente zaladora do Coração de Jesus”.
O Plenário Cosme de Farias ficou lotado pelos seguidores do Apostolado da Oração, a maioria mulheres, todos trajando calça vermelha e camisa branca com a fita vermelha do Bentinho, onde está escrito “Venha a nós o Vosso Reino” ao lado da medalha do Sagrado Coração de Jesus. No Brasil, segundo o padre Valson Sandes, são mais de 10 milhões de associados.
Fraternidade
Joceval relembrou a avó Almerentina, que o levou para o Apostolado da Oração. Promover a sessão, segundo ele, foi também uma forma de homenageá-la. O vereador fez questão de registrar o tema dado pelo papa para meditação neste mês de novembro pelos voluntários do movimento: “Rezemos para que no Próximo Oriente, no qual diversas tradições religiosas partilham o mesmo espaço de vida, nasça um espírito de diálogo, de encontro e de reconciliação”
“É fundamental reconhecer a influência cristã de uma instituição tão conceituada e importante para o nosso município. Acreditamos que uma sessão como essa possa mostrar que é possível tratar do bem comum com uma base cristã”, enfatizou Joceval. A Rede de Oração, segundo ele, suscita sentimentos de fraternidade e está a serviço dos desafios da humanidade e da missão da igreja.
Além de Joceval e do padre Valson Sandes, compuseram a mesa a presidente do Conselho Arquidiocesano do Apostolado, Maria Cristina de Jesus Cerqueira; o representante do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ), Luan Gonçalves dos Santos; e a irmã Gorete Gonçalves, das Irmãs Calasanzianas.
O músico Edi Estrela se apresentou no evento cantando “Oferecimento”, “Levantai-vos Soldados de Cristo”, “Deus Grande” e “Coração Santo, tu reinarás”.