Parlamentar defende a inclusão da data no calendário anual de eventos de Salvador
O vereador George Reis (PP), o Gordinho da Favela, é autor do Projeto de Lei nº 60/2023 que institui o Dia da Pessoa Trancista no calendário anual de eventos de Salvador, a ser comemorado em 6 de junho.
Segundo George Reis, o objetivo deste projeto é valorizar e homenagear profissionais que ressignificam as tradições africanas do trançar. “As tranças e penteados étnicos são muito importantes no combate ao racismo e na autoestima da população afrodescendente”, destacou o vereador.
Em Salvador, a profissão já é consolidada. Além de atuarem em salão de beleza, muitos profissionais ocupam as praças do Pelourinho e já fazem parte do roteiro dos turistas que são atraídos pela arte do trançar.
“Eu acredito que esses profissionais não têm as tranças apenas como seu meio de sustento, mas também como fonte de afeto e pertencimento. E, ao expressarem isso, atraem baianos e turistas”, disse George Reis.
O vereador recebeu em seu gabinete, no último dia 24 de março, algumas trancistas para discutir sobre o projeto e a importância desses profissionais para a capital. “Posso adiantar que haverá mais projetos e iniciativas voltados para esses trabalhadores”, assegurou.