Salvador ainda celebra o aniversário de 474 anos, com diversas programações culturais por toda a cidade. Os equipamentos públicos, por exemplo, são opção de lazer para o final de semana. As atividades nos equipamentos gerados pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), vão desde a contação de histórias a batalhas musicais.
Cidade da Música – Acontece neste sábado (1º), na Cidade da Música, no Comércio, às 15h, a batalha musical com dublagem. Também no sábado e no domingo (2), às 11h e 14h de ambos dias, acontecem as visitas guiadas com a temática “Cultura Musical dos Povos Indígenas”.
Casa do Carnaval – Na Casa do Carnaval, equipamento localizado no Centro Histórico da cidade, acontece o movimento “Bloco de Índios”, às 11h e 14h do sábado (1º) e no domingo (2). Para estender um pouco o conhecimento sobre os povos indígenas, o equipamento realizará, às 15h, também do sábado e do domingo, a Hora da História, em homenagem ao mês do aniversário de Salvador. A temática para a ocasião é sobre histórias indígenas.
Espaços Carybé e Pierre Verger – O Espaço Carybé das Artes, localizado no Forte São Diogo, realiza no sábado (1º), às 16h, a atividade “Falas da Terra”, que retrata sobre a cultura indígena no Brasil. No domingo (2), às 15h, a programação conta com a atividade “Hora da História”, que abordará o nascimento do mundo. A mesma programação acontece também no mesmo período, no Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana, no Forte Santa Maria, na Barra.
Casa do Rio Vermelho – A programação continua também na morada mais famosa do bairro do Rio Vermelho, a casa que leva o nome do bairro e onde foi a moradia de Zélia Gattai e Jorge Amado, na Rua Alagoinhas, 33. No sábado (1º), às 10h30, a Casa do Rio Vermelho apresenta a atividade “Caçadores de Sapo”, e no domingo (2), também às 10h30, com a atividade “Histórias da Vovó – Joanas e a Sereia”.
Durante os dois dias de programação, sempre às 15h30, o equipamento realiza ainda a Visita Mediada. Também é realizado todo final de semana, na Casa do Rio Vermelho, das 10h às 18h, a programação infantil “Desenhos na Varanda”.
Acesso – Para ter acesso às programações dos museus, o interessado deverá adquirir o ingresso, que custa R$20 (inteira) e R$10 (meia) para residentes de Salvador, idosos e estudantes. No caso dos espaços Pierre Verger da Fotografia Baiana e Carybé das Artes, o ingresso dá direito a acessar os dois espaços.
Foto_Jefferson-Peixoto_Secom_Pms