As experiências da capital baiana no âmbito da eletromobilidade foram apresentados pela Prefeitura de Salvador no 114º Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, que acontece nesta terça e quarta-feiras (18 e 19), no Rio de Janeiro. O encontro é organizado pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, e reúne técnicos e gestores da área de todo o país, com o objetivo de trocar experiências e buscar novas soluções para a mobilidade nos centros urbanos.
Na ocasião, o secretário de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Muller, que também é vice-presidente geral do Fórum, traçou um painel sobre o caminho enfrentado por Salvador para iniciar a transição para a mobilidade elétrica. A cidade tem se destacado no cenário nacional por ser uma das primeiras cidades do país a utilizar ônibus elétricos no transporte público, além de estar construindo maior eletroterminal do país, com capacidade para carregar até 40 ônibus elétricos.
“Salvador buscou apoio de renomadas instituições internacionais para a implantação da eletromobilidade no transporte público da cidade, conseguindo se destacar no cenário nacional e tendo a oportunidade de trocar conhecimento com outras cidades que também buscam entrar nesta área. A capital baiana assegura, mais uma vez, o compromisso com a redução de emissões de gases e cumprimento de suas metas definidas ao longo dos últimos anos”, destacou o secretário. A cidade recebeu, em novembro passado, a edição anterior do Fórum, apresentando o “case” local para a implantação do BRT na cidade.
Outros temas – Outros temas abordados durante o Fórum foram investimento em infraestrutura, financiamento do transporte público, e o desenvolvimento do Marco regulatório do Transporte Público. Nesta quarta-feira (19), os participantes fazem uma visita técnica para conhecer as melhorias promovidas no sistema BRT do Rio de Janeiro.
O evento conta ainda com a participação do secretário nacional de Mobilidade, Denis Andia; do secretário-executivo da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Gilberto Perre; e do presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes de Mobilidade, Renato Telles, entre outras autoridades de todo o país.