Um dos serviços mais elogiados pelos usuários da rede municipal de saúde em Sento-Sé é o setor de Tratamento Fora do Domicílio (TFD). Os elogios e aprovação entre os usuários são unânimes uma vez que a Prefeitura de Sento-Sé, através da Secretaria Municipal de Saúde, garante tratamento médico a pacientes, quando não há possibilidade de acontecer no município, com toda a qualidade, conforto, comodidade e segurança necessários.
Cerca de 260 pacientes são encaminhados para o TFD pela Prefeitura de Sento-Sé, por mês, para localidades como Juazeiro e Salvador. Além do tratamento os pacientes recebem toda a logística necessária como: transporte de ida e volta para a cidade do tratamento, hospedagem, alimentação e ainda o transporte para deslocamento na realização das consultas, exames e procedimentos, tudo com o acompanhamento de um profissional do município que dá todo o suporte necessário.
A prefeita Ana Passos destaca que a prefeitura tem feito investimentos importantes para garantir uma saúde de qualidade a população. “Entendemos que saúde é prioridade e temos trabalhado incansavelmente para oferecer um serviço humanizado e de qualidade para o nosso povo e no TFD não podia ser diferente. Disponibilizamos toda a estrutura necessária para o transporte, hospedagem, alimentação e o que comprova que estamos fazendo certo e nos dar forças para seguirmos trabalhando dessa forma é a aprovação do público atendido”, ressaltou a prefeita Ana Passos.
Aprovação – A dona de casa Maria Aparecida Soares, é uma das cidadãs sentoseenses que usam o serviço para tratamento de um câncer em Salvador, ela conta que desde que descobriu a doença usa o serviço. “Tenho todo o tratamento, acompanhamento, hospedagem, alimentação, tudo da melhor qualidade e garantido pela gestão municipal. Tudo com data e hora marcada, me sinto em casa e tudo graças a gestão municipal que vem transformando Sento-Sé não só na saúde. Mais em muitos outros setores”, afirmou dona Cida.
Maria Aparecida da Mata também utiliza o serviço há cerca de quatro anos. “São quatro anos indo para fazer tratamento em Salvador, e de lá pra cá o serviço só tem melhorado. Temos carro disponível para ir para os atendimentos, toda a receptividade da equipe é maravilhosa”, disse Maria Aparecida. A paciente Lucimara, também avalia o serviço como positivo. “Tudo ótimo, a casa de apoio é excelente em todos os aspectos, limpeza, refeição, dormida, muito bom mesmo. Podemos afirmar que os atendimentos em saúde de Sento-Sé estão muito bons diante dos avanços”.
Estrutura – Atualmente a Prefeitura de Sento-Sé mantém em Juazeiro uma casa para receber os pacientes em uso do TFD, com toda a estrutura de hospedagem, alimentação e transporte. Já em Salvador a gestão municipal mantém um convênio com a Casa de Apoio Recanto, um espaço amplo, com três pavimentos, salas de estar, refeitório, área de lazer infantil e cerca de 250 leitos para atender os usuários do serviço. Além do serviço de transporte e suporte para marcação de consultas e tratamentos.
“Entendemos que os pacientes com necessidade de viajar para o tratamento pelo TFD precisam sentir-se acolhidos, por isso, buscamos oferecer o melhor serviço. Acolhimento é a base para um tratamento eficaz. Então trabalhamos buscando sempre o cuidado humanizado, como prioriza a prefeita Ana Passos ao desenvolver uma gestão voltada para o cuidado das pessoas”, destacou o secretário de Saúde, Samuel Santana.
Saiba mais sobre o TFD – O Tratamento Fora de Domicílio será utilizado através de laudo médico específico, informando a necessidade do paciente em realizar o tratamento fora da cidade. Em Sento-Sé o TFD realizou no ano de 2022 mais de 2 mil deslocamentos para as diversas unidades de saúde do Estado.
O TFD é voltado para pacientes atendidos na rede pública, ambulatorial e hospitalar, conveniada ou contratada do SUS, quando esgotados todos os meios de tratamento dentro do município. O paciente segue apenas quando estiver garantido o atendimento no município de destino, dentro do prazo estabelecido pela Central de marcação de Consultas e Exames especializados e com exames completos, no caso de cirurgias.