Batizada de Hora Silenciosa, a iniciativa do Salvador Shopping reduz todo estímulo sensorial no local. Ação é pioneira no Brasil e colabora para sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de respeitar e incluir pessoas com TEA
O Salvador Shopping dá início, no dia 29 de abril, ao Projeto Hora Silenciosa, criado para oferecer um momento tranquilo e acolhedor para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. Durante a primeira hora de funcionamento do shopping, das 09 às 10h, os ambientes terão os estímulos sonoros e visuais reduzidos. A ação será realizada em todo último sábado do mês, sempre no mesmo horário.
A iniciativa é inédita no Brasil, país que possui cerca de 2 milhões de crianças autistas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Diante desse número, é cada vez mais urgente que a sociedade se informe sobre o autismo, que é uma configuração neurológica atípica, que provoca hipersensibilidade sensorial. O excesso de iluminação e locais com muito barulho costumam gerar ansiedade e inquietação aos autistas, o que pode provocar crises de estresse, com acessos de raiva ou ataques de pânico. É uma resposta do corpo, uma reação aos estímulos.
Por entender a necessidade de criar um ambiente mais acolhedor para pessoas com TEA e suas famílias, o Salvador Shopping idealizou a Hora Silenciosa. O primeiro passo foi iniciar a consultoria com a neuropediatra Ana Paula Fadul, a partir daí, iniciou-se uma série de sensibilização de colaboradores e lojistas do shopping através de treinamentos e bate-papos. Os representantes de cada uma das áreas do centro de compras – manutenção, limpeza, segurança, estacionamento, administração, atendimento ao cliente, Gestão de Pessoas, entre outras – apontaram as principais necessidades dos setores para minimizar os estímulos sonoros e visuais durante a visita ao shopping.
A ação começou a tomar forma através desse trabalho de orientação e informação sobre as dificuldades e os gatilhos das pessoas com TEA, quando uma grande onda de empatia envolveu as equipes. A sensibilização para o projeto se estendeu aos lojistas e funcionários de todas as operações do empreendimento. Eles receberam um guia com informações sobre o autismo e sobre como atender esse público com mais assertividade. A abordagem acolhedora é um dos pontos principais do projeto. O treinamento se estendeu para as equipes da Brigada de Incêndio e da Sala de Primeiros Socorros, que foram preparadas para o atendimento dos autistas em crises de estresse na sala de acolhimento, montada especialmente para a ação.
O passo seguinte foi convidar as famílias de crianças e jovens com TEA para construir junto o projeto e também para vivenciar as ações já implementadas em um projeto piloto. Todas as luzes piscantes foram desligadas, a iluminação das lojas e dos corredores foi reduzida, o som ambiente foi desligado, os rádios de comunicação dos colaboradores foram utilizados com fones de ouvidos e foram distribuídos abafadores de som e protetores auriculares. Todas as ações foram pensadas para tornar a visita mais inclusiva. Treze famílias participaram desse momento, que ocorreu no dia 1°, véspera do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado em 02 de abril, e responderam a um questionário de avaliação do projeto.
A jornalista Adriana Nogueira, mãe de um adolescente que nasceu dentro do espectro autista, foi uma das convidadas a colaborar com a ação. “Fiquei muito feliz com essa iniciativa pioneira do Salvador Shopping. Não tenho conhecimento de nenhuma outra ação neste perfil e com esse olhar de cuidado com o indivíduo autista e seus familiares. É uma semente que está sendo plantada junto com as famílias, ouvindo suas sugestões e ampliando também o olhar dos lojistas e colaboradores para esse acolhimento e visibilidade do autismo. Espero que inspire outras empresas”, destaca.
Ações permanentes | Algumas iniciativas já foram implementadas de forma definitiva, como as vagas exclusivas de estacionamento para famílias de pessoas com TEA e os abafadores de som e ruídos, que estão disponíveis para empréstimo gratuito nos Espaços Família – Pisos L1 e L2 e Centro de Atendimento ao Cliente – CAC, piso L2; durante o horário de funcionamento do shopping. “As mudanças nos ambientes não seriam suficientes sem o trabalho junto aos lojistas e colaboradores do shopping. A participação de todos é fundamental para garantir a tranquilidade dos autistas dentro do nosso espaço. Além de inclusivo, o projeto é também educativo. Um chamado para o respeito à cidadania dessas pessoas”, destaca José Luiz Miranda, superintendente do Salvador Shopping.
Ações adotadas pelo Shopping durante a Hora Silenciosa:
- Pausa no tráfego de carrinhos de coleta de lixo;
- Pausa no tráfego de segways;
- Utilização do rádio comunicação apenas com fones de ouvido;
- Desligar TVs, displays, totens e mega banners digitais, bem como rádio mall e letreiros das lojas;
- Redução da iluminação do mall;
- Retirada do áudio das cancelas de estacionamento;
- Suspensão secadores de mãos e de dispensers automáticos de cheiros nos banheiros;
- Fraldário, banheiros infantis e de adultos com distribuição de protetores auriculares;
- Distribuição de abafadores também nos Espaços Família – Pisos L1 e L2 e Centro de Atendimento ao Cliente – CAC, piso L2;
- Portas dos banheiros fechadas nesse horário para reduzir o barulho das descargas a vácuo;
- Os colaboradores do Condomínio do Salvador Shopping foram estimulados a utilizar os celulares em modo silencioso.