Requalificação de agroindústria vai gerar mais emprego e renda para agricultores familiares de Paratinga

A unidade de beneficiamento de cana-de-açúcar da comunidade Carrapicho no município de Paratinga, território de identidade Velho Chico está requalificada. Com investimentos da ordem de R$ 1,2 milhões do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), o equipamento vai proporcionar aumento na produção e na renda de 100 famílias agricultoras da região.

O presidente da Associação dos Agricultores e Agricultoras Familiares do Vale do Santo Onofre, Juscelino Teles, fala da expectativa da comunidade com a inauguração, que aconteceu neste sábado (3/6). “Estamos muito felizes com essa requalificação porque vai gerar emprego e renda para a nossa comunidade. Os jovens que pensavam em ter que ir para fora para trabalhar, agora vão ficar aqui. As mães de família também foram capacitadas pela assistência técnica para operacionalizar as novas máquinas de forma higiênica e segura. Agora, a nossa renda vai aumentar em 100%”, comemorou.

No local, agricultores e agricultoras familiares vão produzir açúcar mascavo, rapadura, cachaça e melaço com mais qualidade, já que a unidade conta com novos equipamentos como bomba centrífuga, pré-aquecedor, decantador e linha de vapor da caldeira. 

A expectativa dos agricultores e agricultoras é aumentar a vendas nos mercados da região e também nos programas institucionais como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O aumento esperado da venda da produção de rapadura será, em média, 20% ao ano. A capacidade de produção atualizada na agroindústria será de 15 toneladas de cana ao dia.

Os investimentos estão sendo destinados via Bahia Produtiva, projeto executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) com cofinanciamento do Banco Mundial. A assistência técnica, neste caso, é prestada pela Fundação Desenvolvimento Integrado do São Francisco (Fundifran).