A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), em parceria com a Polícia Militar (BA), realizou nesta sexta-feira (02), e neste sábado (03), a solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emei) Arlinda Alves Varjão, e Nosso Senhor dos Aflitos, reunindo comunidade escolar, familiares e instrutores executores do programa, da 76° Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM-BA).
Acompanhado dos pais Welton Cleber Sena e Clécia da Silva, João Pedro, de 6 anos, aluno da Emei Nosso Senhor dos Aflitos, dividiu o sentimento da diplomação, “Eu vou chorar de felicidade”, disse o formando.
“Essa atividade do Proerd é muito importante em dois sentidos para mim. Primeiro porque, quando criança eu também fui aluna do programa, e ver meu filho participando dessa oportunidade me faz recordar muitas emoções, além de me encher de orgulho. E o outro motivo, é reconhecer que o Proerd contribuiu na educação do meu filho, ensinando sobre dizer não ao que representa algum risco, a como se comportar no trânsito, entre outras coisas que ele vai levar para a vida”, acrescentou a mãe do estudante João Pedro.
Entusiasmados e em coro, os alunos ecoaram o lema do programa: ‘Luz, câmera, ação’, recebendo certificação, e assumindo o compromisso de serem agentes de combate às drogas e à violência. A cerimônia de culminância do programa também contou com a presença do Leão Dare, mascote do Proerd, que animou a celebração cantando e dançando com os estudantes a música tema do programa, ‘Canção do Proerd’.
A gestora da EMEI Arlinda Alves Varjão, Janecleide Barbosa da Silva, falou sobre a importância do programa para a educação infantil e agradeceu a parceria entre a gestão municipal e a PM. “É com muita alegria e gratidão que nós recebemos a equipe da Polícia Militar, através do programa Proerd, para nos ajudar a proteger nossas crianças, instrumentalizando as famílias e conscientizando a comunidade escolar com profissionais capacitados. O curso educacional é de extrema importância, pois visa a resistência às drogas e à violência. Essa parceria com a escola tem ajudado às crianças a aprenderem de forma lúdica, mecanismos de resistência e defesa pessoal, acionando os pais sempre que o perigo se apresentar. A Emei Arlinda Alves Varjão agradece imensamente a parceria”, concluiu a gestora.
Soldado e instrutora do Proerd, Laisy Silva Bonfim Chagas, explicou sobre a finalidade do programa. “Na rede de Educação Infantil, o programa funciona por meio do desenvolvimento de um trabalho pedagógico realizado por profissionais voluntários da Polícia Militar. Durante a formação, nós abordamos temáticas variadas, entre elas, a orientação sobre comportamentos saudáveis e seguros, como reagir diante da aproximação de um estranho, saber distinguir o toque bom do toque mau, oferecer orientações sobre o trânsito, entre várias outras questões relacionadas à segurança”, comentou Layse.
O Proerd
O programa tem por base o projeto Drug Abuse Resistance Education (DARE), desenvolvido na cidade de Los Angeles, Califórnia (EUA), em 1983, pela Professora Rutty Hellen em conjunto com o Departamento de Polícia. Atualmente o Programa está presente nos 50 estados americanos, e em 58 países. No Brasil ele chegou em 1992, através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros.