O vice-prefeito, José Tude, participou nesta terça-feira (27/6), da solenidade de inauguração da Unidade Integrada Eduardo Catharino Gordilho, que engloba a Escola do Serviço Social da Indústria (Sesi) Milton Santos e a Escola Técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Adalberto Coelho. Durante o evento, foram realizadas homenagens aos familiares das três personalidades que dão nome às estruturas.
Na Escola Técnica do Senai, entidade que funciona no município desde 2019, possui atualmente, cerca de 1.500 alunos matriculados; já na Escola Sesi, tem 380 estudantes, distribuídos entre turmas do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio (1º ano).
De acordo com Tude, a parceria entre Camaçari e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) é muito importante para o desenvolvimento do município. “Em nome da população de Camaçari, agradeço à Fieb e ao sistema S, que tem feito tanto pelo nosso município. Camaçari sempre se dedicou a ter uma parceria com o sistema S, até porque é sinônimo de sucesso, por sempre apresentar bom desempenho e resultado para quem utiliza os serviços. Aproveito para renovar a solicitação que fiz, para que estenda o Cimatec Digital também para Camaçari”, disse o vice-prefeito.
O presidente da Fieb, Ricardo Alban, falou sobre os homenageados e a satisfação de inaugurar mais uma unidade em Camaçari. “É muito gratificante realizar essa entrega, que representa não só o social, mas o sustentável, que a gente possa garantir o início, meio e fim, e dá uma educação de qualidade”, afirmou.
A estudante do Sesi, Gabriela Salomão, disse ter orgulho de integrar a unidade do Sesi de Camaçari. “Estou muito feliz e grata por estudar na instituição, principalmente pelo protagonismo dos alunos. Educação é troca, e aqui eu tenho troca com os funcionários e professores. Agradeço a toda a instituição”, afirmou a aluna do 1° ano do Ensino Médio.
Com infraestrutura completa, a unidade do Senai conta com salas de aula equipadas, laboratórios de informática, espaço maker e laboratórios de oficinas práticas, para atender aos cursos oferecidos pela instituição em áreas como Automação Industrial, Tecnologia da Informação, Elétrica, Gestão, Logística, Equipamentos Móveis Industriais, Mecânica, Soldagem e Segurança do Trabalho. Já a Escola Sesi Milton Santos é a décima primeira unidade de ensino da Rede Sesi Bahia de Educação, que tem como diferenciais a educação tecnológica, com destaque para a robótica educacional e o incentivo à iniciação científica no ensino médio.
Também estiveram presentes na solenidade, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Waldy Freitas; e as secretárias do Turismo, Cristiane Bacelar, e da Habitação, Vivian Angelim; além de vereadores do município.
Foto: Leandro Silva