O prefeito Bruno Reis anunciou, nesta sexta-feira (21), uma parceria com o bloco afro Ilê Aiyê para implantar ações na Senzala do Barro Preto, na Liberdade, onde fica a sede da instituição. A ideia é retomar a escola infantil, que está desativada local, implantar um centro de convivência para crianças com atividades culturais, além de cursos profissionalizantes.
O gestor anunciou ainda uma requalificação do prédio, inaugurado há 20 anos, em 2003. “Para a implantação de todos esses serviços, nós vamos fazer uma recuperação e requalificação do prédio. Vamos climatizar a arena e essa parte dos serviços para que possa ter ensaios, shows, apresentações musicais, artísticas e teatrais”, anunciou nesta manhã.
Fundador do bloco, Vovô do Ilê afirmou que a parceria ajudará o projeto a ampliar o atendimento para a juventude negra para o “caminho certo”. “Aqui é um dos maiores equipamentos que nós temos em Salvador, em uma comunidade carente como o Curuzu. Eu sempre falo que o Ilê Aiyê é da Bahia, mas principalmente de Salvador”.
O secretário de Cultura e Turismo (Secult) Pedro Tourinho lembrou a importância da instituição, que hoje tem oito andares e comporta salas de dança, de pintura, e de capacitação para costura, por exemplo. “Por que não uma empresa que venha pra cá querer fazer um evento no centro de convenções do Curuzu?”.