Comitê Gestor reúne organizações parceiras em prol da ação Cordeiros e Cabritos da Bahia

A Bahia possui o maior rebanho de ovinos e caprinos do país e a agricultura familiar se destaca com 80% da criação de caprinos e 78% de ovinos. Para fortalecer e intensificar o apoio esse sistema produtivo, o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vai executar a estratégia Cordeiros e Cabritos da Bahia, que inclui assistência técnica e extensão rural (Ater), kits produtivos, ampliação e requalificação de agroindústrias, agregação de valor à produção e acesso a mercados.  

Para coordenar a nova ação Cordeiros e Cabritos da Bahia, foi instituído, nesta quinta-feira (20/07), um Comitê Gestor formado por representantes dos governos estadual, municipal e federal, e de diversas organizações sociais.  

O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, falou sobre a iniciativa. “Estamos realizando um grande arranjo institucional envolvendo diversos parceiros para alavancar de forma contundente a criação de caprinos e ovinos na Bahia. Essa união de esforços mostra que as decisões serão tomadas de forma compartilhada nesses territórios que já vêm fazendo um trabalho belíssimo”. 

O coordenador-geral de sistemas produtivos inovadores do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR), Tiago Araújo, ressaltou a importância de estreitar os laços com a agricultura familiar baiana nesse sistema produtivo. “Já iniciamos os encaminhamentos com o diretor-presidente na semana passada e queremos traçar ações estratégicas para arranjos produtivos inovadores amparados pelo Governo da Bahia e por esses agricultores que já rodam a mola mestra da produção”. 

No total, são nove territórios participantes da ação entre eles o Bacia do Jacuípe, Irecê, Itaparica, Médio Rio das Contas, Piemonte Norte do Itapicuru, Sertão do São Francisco, Sisal e Velho Chico. 

Entre as cooperativas e associações da agricultura familiar que participaram do evento está a Cooperativa Regional de Alimentos Bahia, a FrigBahia, que possui frigorífico especializado na comercialização de carnes especiais de cordeiros e cabritos localizado em Pintadas. O presidente da FrigBahia, Wanderley Gomes, validou a construção do comitê gestor. “O evento foi de extrema importância porque nos permitiu reunir todos os territórios com aptidão para a criação de caprinos e ovinos e participar da estratégia de formulação das ações para esse sistema produtivo. Enquanto frigorífico, a gente sai com a expectativa de integração dessa produção, para que a matéria-prima desses caprinos e ovinos cheguem nas nossas agroindústrias”, finalizou.  

O Comitê Gestor foi formado por representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), do Banco do Nordeste (BNB), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), Central da Caatinga, Frigbahia, Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Vale do São Francisco (Acosf), Prefeitura Municipal de Juazeiro e Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Sertão do São Francisco (Codeter Sertão do São Francisco). A próxima reunião do comitê acontece em agosto. 

Até o momento, a CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), já investiu R$ 89,2 milhões no período de 2015 a 2023, por meio dos projetos Bahia Produtiva e Pró-Semiárido, beneficiando diretamente 41.576 familiares.