Codesal recebe visita do secretário municipal de Cultura e Turismo

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) recebeu, na tarde de hoje (21/07), a visita do secretário de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho, quando foi apresentado o Plano de Contingência do Centro Histórico e o Projeto Casarões. Ele foi recebido pelo diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, que fez uma síntese dos aspectos estruturantes do Plano de Contingência, cujo principal objetivo “é ampliar a segurança da região, patrimônio histórico da humanidade, e envolver a comunidade na prevenção de incêndios e desabamentos”.

A preocupação com a preservação daquela poligonal, explicou, se intensificou com a elaboração do documento, iniciado com workshop, realizado no Teatro Gregório de Matos, e que contou com a participação de representantes da Prefeitura de Salvador, Crea, CAU, Secult, Prefeitura Bairro, FMLF, FGM, Cofic, Iphan, GCM, Coelba, Embasa, Sedur, Seman, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, dentre outros.

“Essa foi a forma com a qual a Codesal buscou se antecipar a possíveis problemas, colocando o sitio arquitetônico em situação de mais segurança, e levando garantias para esse espaço que é tão respeitado pela memória e história dos baianos”, destacou Sosthenes Macêdo.

Em seguida, o diretor-geral da Codesal falou sobre o Projeto Casarões, ressaltando que o Centro Histórico abriga imóveis antigos que, ao longo dos anos, passaram por um acelerado processo de degradação e que, por meio do Projeto Casarões, a Codesal realiza vistorias periódicas, identifica o risco nos diversos imóveis localizados e encaminha relatório aos órgãos responsáveis pela manutenção do patrimônio cultural, acrescentou.

Após a apresentação, o secretário Pedro Tourinho destacou que esses projetos desenvolvidos pela Codesal, tanto no âmbito do Plano de Contingência quanto do Projeto Casarões, “são de fundamental importância para a preservação da poligonal do Centro Histórico de Salvador, sítio de amplo valor cultural e turístico”.

O secretário já havia destacado como inciativa de sua gestão uma reformulação na comunicação do destino Salvador para explorar conteúdos que despertem a paixão, o desejo dos turistas por visitarem e viverem experiências na capital baiana. Entre as iniciativas a elaboração do plano integrado para o Centro Histórico, uma articulação com os diversos órgãos da Prefeitura, entre os quais a Codesal, para tomarem a responsabilidade de melhor organização dessa região turística prioritária da cidade.