10ª Conferência Municipal de Assistência Social de Sento-Sé acontece nesta quinta-feira (3)

Nesta quinta-feira (3) Sento-Sé sedia a realização da 10ª Conferência Municipal de Assistência Social, um evento que tem como foco a busca por melhorias na rede de assistência social do município. O evento realizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), em parceria com a Prefeitura de Sento-Sé, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, vai acontecer na Igreja Evangélica Cristã, das 8h às 17h.

Com o tema: Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos, a Conferência, que acontece a cada dois anos em todos os municípios brasileiros, é considerada um espaço importante na construção de políticas públicas para o setor. 

De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, Jailson Rodrigues, a realização das Conferências de Assistência Social é essencial, “pois são elas instâncias que têm por atribuições a avaliação da política de assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do SUAS, ocorrendo no âmbito da União, do Estado, do Distrito Federal e do Município. Fruto do processo de conferência, as deliberações são referenciais elementares para a elaboração do planejamento e demais planos concernentes à gestão e oferta do SUAS. Convidamos, trabalhadores da área, sociedade civil organizada e população em geral a participar desse momento importante para a construção das políticas públicas sociais do nosso município”, destacou Jailson Rodrigues.

Palestra Magna – será conduzida pela Assistente Social e Técnica do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), Nilzete Freitas, que abordará o tema central da Conferência.

Eixos – Cinco eixos orientam os trabalhos da Conferência de Assistência Social, são eles: Financiamento: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais contemplando as especificidades regionais do país; Controle social: Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas; Articulação entre os segmentos: Como potencializar a participação social no SUAS? Serviços, programas e projetos: Universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e direitos no SUAS; e Benefício e transferência de renda: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.