Em Camaçari, prefeito Elinaldo conhece parque logístico da Cordebras e projeto arquitetônico de ampliação

Com o objetivo de conhecer o projeto de ampliação da segunda etapa do Parque Logístico Manuel Armando Pereira (MAP) da empresa portuguesa Cordebras, o prefeito Elinaldo Araújo visitou, na tarde desta quarta-feira (2/8), as instalações da corporação, em operação no município há 25 anos. Para a próxima etapa, a empresa prevê dobrar o tamanho do empreendimento, com início das obras no próximo dia 15. 

A estimativa dos executivos da empresa é finalizar 1/3 (um terço) da estrutura, ou seja, 10.000 m², até meados de 2024. O investimento inicial, para o primeiro momento da programação da obra, é de R$ 35 milhões. A ampliação foi orçada em um total de R$ 120 milhões, anunciados durante viagem que o prefeito e comitiva fizeram para Portugal no mês passado.

Considerando a visita à Cordebras como “um momento feliz”, o chefe do Executivo municipal afirmou que, “estamos colhendo hoje os frutos que plantamos enquanto estivemos em Portugal. Aqui, vemos que o Grupo Cordex, não é só capaz de produzir cordas, mas também é um grande polo logístico, com tecnologia de ponta”. Sobre o desenvolvimento de negócios no município, relacionados à logística empresarial, o gestor municipal também comentou que, “Camaçari é conhecida como a cidade do Polo Industrial, mas recentemente ganhou notoriedade como polo atacadista. O polo turístico, principalmente na costa, tem se fortalecido. Mas, estamos crescendo também no segmento de polo logístico”.

A primeira fase de implantação do Parque Logístico MAP, localizado às margens da Via Parafuso (BA-535), com área de 30 mil metros quadrados (m²), foi inaugurada em 2017. Atualmente, o centro logístico da Cordebras em Camaçari, abriga 12 empresas que, juntas, empregam cerca de 650 funcionários com atividade presencial. Com a ampliação da estrutura física, formada por grandes galpões, usados para carga, descarga, movimentação e armazenamento de mercadorias, o total de empregos diretos deve duplicar. 

Impressionado com tudo o que viu, o secretário Waldy Freitas, comentou que, “quando os empresários de Portugal nos informaram sobre o grande potencial da empresa em Camaçari ficamos curiosos e viemos conhecer pessoalmente. Hoje, estamos identificando que este polo logístico, realmente, é um dos maiores em se tratando de estrutura e, com certeza, um dos pioneiros no atendimento das exigências de segurança, tecnologia e organização”.

Luis Gonçalves, responsável pelo imobiliário, construção e patrimônio da Cordebras, recepcionou os visitantes e comentou sobre a ampliação da estrutura da empresa. “A primeira fase da obra deve demorar três meses, e é a parte de terraplanagem. Paralelamente a este período, já começa a edificação dos galpões, efetivamente. Vale pontuar que, nossa empresa tem aliado às obras a parte ambiental, pois nos preocupamos em diminuir o máximo possível os impactos negativos sobre o meio ambiente”, destacou o representante da empresa em Camaçari, que, na oportunidade, apresentou o desenho técnico da planta arquitetônica do projeto de ampliação do Polo Logístico MAP.

Nos 25 anos de atuação no município, a empresa portuguesa trabalha com fios de algodão, agrícolas de sisal e sintéticos, rede e filme extensível agrícola.

Foto: Jean Victor