O líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), quer explicações do governo do Estado sobre o pagamento de salários a servidores e até pensionistas que já haviam falecidos, conforme mostra uma auditoria feita por técnicos do Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA).
“O governo precisa dar transparência e explicações à população sobre o que está sendo feito com o dinheiro público. Não é possível admitir esse grau de gestão com o dinheiro suado dos baianos”, pontua Alan Sanches.
De acordo com o TCE, as irregularidades custaram R$ 26,3 milhões aos cofres públicos e aconteceram no exercício de 2020, no âmbito da Secretaria Estadual de Administração (Saeb), durante a gestão do então governador Rui Costa (PT).
A auditoria também apontou que servidores com mais de 75 anos de idade estavam recebendo salários fora do que é permitido por lei. Mesmo assim, as contas da Saeb foram aprovadas, sem a aplicação de multa que o relator da matéria, conselheiro Pedro Lino, havia proposto durante a sessão dessa terça-feira (8).