Camaçari: Nova Biblioteca Jorge Amado será entregue nesta quinta (10)

Após passar por requalificação, o equipamento público de leitura situado na Praça Abrantes, antes denominado Biblioteca Infantojuvenil, será reaberto nesta quinta-feira (10/8), a partir das 10h, e passará a se chamar Biblioteca Pública Municipal Jorge Amado. Gerido pela Secretaria da Cultura (Secult), o espaço ganhou uma nova proposta e agora será voltado para o público adulto.

Para melhor atender aos amantes da leitura, oferecendo um ambiente mais acolhedor, o local passou por melhorias físicas, recebeu serviços de pintura interna, manutenção hidráulica e elétrica, dentre outras intervenções reparadoras.

O equipamento oferecerá consulta ao acervo geral in loco, empréstimo de material bibliográfico, acesso à rede sem fio, disponibilização do espaço físico para estudos e pesquisas, exposição e mostras documentais, atividades de extensão cultural, e apoio às bibliotecas escolares, comunitárias, bem como outros espaços públicos de leitura reconhecidos de caráter coletivo.

Com 6 mil obras, o acervo conta com livros técnicos e científicos, material de referência (dicionários, enciclopédias, guias, atlas, etc.), além de exemplares da literatura nacional e internacional. O usuário que desejar fazer empréstimos deve se cadastrar no local munido de documento oficial com foto e comprovante de residência atualizado. Menores de 14 anos devem estar acompanhados de um responsável legal. O prazo de devolução da obra é de sete dias.

Acervo infantil – os livros voltados para crianças e adolescentes que eram disponibilizados na antiga Biblioteca Infantojuvenil, podem agora ser desfrutados no Castelo da Leitura, situado no térreo da Cidade do Saber, tendo cerca de 3 mil exemplares. Para empréstimo, menores de 12 anos precisam estar acompanhados, sendo a documentação necessária a mesma informada acima.

Mais novidades – ainda no primeiro pavimento da Cidade do Saber, encontra-se a nova biblioteca que leva o nome do complexo, com a proposta de ser um local voltado para pesquisa e estudo. O acervo conta com, aproximadamente, 2 mil volumes, com livros focados em esportes e diversas linguagens das artes, como teatro, pintura, música e cinema, além de obras sobre psicologia, filosofia, direito, história (incluindo a de Camaçari), biografias, dentre outros. O espaço também tem acesso à rede sem fio e atividades de extensão cultural.

O funcionamento de todos os espaços é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.