Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Jovens de Salvador

Solenidade ocorreu na sexta-feira (4), e colocou em pauta a efetividade das leis já existentes no Estatuto da Juventude

Na sexta-feira (4), ocorreu o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Juventude, justamente às vésperas do 10º aniversário do Estatuto da Juventude, consagrado pela Lei nº 12.852. O objetivo desta frente é avaliar, criar estudos e projetos, e supervisionar iniciativas dos setores Legislativo e Executivo que se voltam às políticas de apoio à juventude.

O vereador Julio Santos (Republicanos) afirmou que muitos direitos jovens têm sido ignorados. Ele reforçou que o intuito da frente é garantir que a juventude seja ouvida e tenha seus direitos assegurados.

No encontro, jovens de Salvador foram encorajados a não serem apenas espectadores das políticas, mas a se tornarem agentes de transformação. Cecília Emília Queiroz, Reitora do Centro Universitário Maurício de Nassau, enfatizou a centralidade da educação na vida dos jovens, afirmando que “a educação é a chave do futuro”, e que é fundamental amplificar a voz da juventude para garantir esse direito de fato, não só na teoria.

O auditório do Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador foi o palco deste evento, que além de contar com jovens convidados a opinar sobre temas relevantes, teve a presença de representantes de várias organizações civis, como Jurailton Santos (deputado estadual e secretário Estadual do Jovens Republicanos da Bahia), Maria Eduarda Lomanto (diretora do Trabalho e Empreendedorismo), Alex Rocha (integrante da Secretaria Municipal de Promoção Social), Fábio Pablo (professor e cientista político), Paulo Carvalho (presidente do Conselho Municipal de Juventude), Felipe Cerqueira (coordenador da Força Jovem Universal), dentre outros convidados.