O prefeito de Salvador, Bruno Reis, participou nesta quarta-feira (16) do evento Fortinet Cybersecurity Summit, um dos maiores encontros sobre cibersegurança do Brasil, realizado em São Paulo. O gestor soteropolitano foi um dos palestrantes, apresentando os casos de sucesso que a capital baiana teve no aprofundamento tecnológico dos serviços públicos, como a plataforma Salvador Digital, a aplicação de tablets e chromebooks na educação, a criação do Hub Salvador e a instalação da Infovia da Cidade Inteligente.
Bruno falou também sobre projetos que serão colocados em prática nos próximos meses, como as implantações do Hub do Subúrbio, o segundo pólo de tecnologia e inovação para receber e acelerar startups na cidade; do Centro de Comando e Controle e da Escola Digital, em parceria com o Senai Cimatec, espaço que vai oferecer cursos técnicos, de extensão e de formação executiva em tecnologia.
O prefeito apresentou aos presentes o Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente (PDTCI), que prevê 50 metas a serem alcançadas pelo município, conta com 75 projetos e mais de R$ 5 bilhões investidos em inovação. Um dos objetivos é a finalização da Infovia da Cidade Inteligente, que terá 800 km de conexão à internet por fibra óptica.
“Salvador será a cidade mais conectada do Brasil. Vamos oferecer Wi-Fi gratuito em todos os prédios públicos, praças e pontos turísticos. O Hub Salvador, em funcionamento no Comércio, já é um sucesso. Tanto, que vamos construir outro hub, desta vez no Subúrbio, para também levar às regiões mais vulneráveis a possibilidade das pessoas aprenderem e se inserirem nesse mundo”, disse o prefeito.
Outra iniciativa lembrada foi a distribuição de 106 mil tablets para alunos da rede municipal e 8 mil chromebooks para professores, o que permitiu o acesso das crianças e jovens às plataformas de Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) e Tech4Kids, que trabalham com letramento digital.
A Fortinet, uma das maiores empresas de cibersegurança do mundo, é parceira da gestão municipal e responsável pela segurança das informações da rede da Prefeitura. Graças a esse trabalho, foi possível ampliar o alcance das políticas públicas através da internet. Uma dessas ações foi a reunião de todos os serviços em um único portal, o Salvador Digital.
Outros serviços que avançaram com tecnologia foi a vigilância de áreas públicas, com mais de 300 câmeras de monitoramento instaladas e a iluminação 100% em LED com luminárias inteligentes com 5G.
Bruno lembrou ainda que Fortinet e Prefeitura de Salvador assinaram em maio um acordo de cooperação. O plano de ação prevê um treinamento, organizado pelo Fortinet Training Institute, sobre segurança cibernética para cerca de 10 mil funcionários públicos, 20 mil professores da rede municipal e 115 mil alunos. Além disso, a parceria prevê treinamentos para a população.