Após a Bahia registrar 17 assassinatos e seis tentativas de homicídios entre a manhã de sábado (30) e a noite de ontem (31), o deputado estadual Paulo Câmara (PSDB) criticou a falta de segurança pública no estado.
“A Bahia está vivendo clima de guerra. Esses são números assustadores e só denunciam a falta de controle da violência por parte das autoridades estaduais. Os elevados índices de criminalidade dão a sensação de total insegurança aos baianos. Até quando vamos viver assim?”, questionou o parlamentar.
De acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a maioria das vítimas é do sexo masculino e tem entre 15 anos e 54 anos. Os crimes aconteceram em Vera Cruz, Camaçari, Monte Gordo, Simões Filho, Candeias e em diversos bairros de Salvador, a exemplo do Rio Vermelho, Itapuã, Brotas e Águas Claras.
Atlas da Violência
O Atlas da Violência 2021, divulgado no dia 31 de agosto, trouxe números assustadores sobre a segurança pública no estado. Enquanto no Brasil houve redução de 12,6% nos homicídios entre 2009 e 2019, na Bahia registrou-se crescimento de 12,6% nesse mesmo período. O estado também alcançou a segunda colocação nacional no ranking das maiores taxas de mortalidade violenta juvenil em 2019.
“São 15 anos desprezando a educação pública, aliado à falta de gestão na segurança pública no estado”, criticou Câmara.