Com os impactos da pandemia nos negócios, muitas empresas comerciais e de serviços ainda vêm sofrendo com a redução radical das vendas, principalmente em função das restrições para evitar aglomerações, que exigiram o fechamento temporário dos estabelecimentos ou estão com o atendimento reduzido de clientes. Com isso, os empreendedores devem ficar atentos aos riscos que os negócios podem estar expostos até a normalidade da situação.
De acordo com a gerente da Sucursal Bahia da Porto Seguro, Silvana Pedrosa, é importante que os empreendedores, independentemente do tamanho do estabelecimento, entendam a importância do seguro empresarial para a saúde financeira de seus negócios. No caso de microempreendedores, um imprevisto para quem não tem um seguro pode representar uma despesa incalculável a ponto de encerrar as atividades.
O seguro empresarial é um instrumento importante para a proteção do investimento construído. “Ele tem por objetivo garantir a segurança e a proteção financeira em caso de incidentes como incêndio, vazamento, danos elétricos e até mesmo roubo, que podem resultar em grandes prejuízos. Além dos problemas estruturais, o seguro também é voltado para móveis, máquinas, equipamentos e até mesmo as mercadorias enquanto estiverem no estabelecimento segurado”, explica a gerente.
Ao todo, a Porto Seguro oferece soluções a mais de 180 atividades, dentre elas escritórios, bares e restaurantes, academia, consultórios, escolas, pet shops, hotéis e pousadas, dentre outros. “As coberturas são personalizáveis e atendem às necessidades de cada atividade. Basta o empreendedor procurar um corretor de seguros para que o profissional possa avaliar as características do negócio e possa oferecer a melhor solução para o segurado”, afirma Silvana.
Em um período marcado pelo aumento do modelo de trabalho remoto no Brasil e no mundo, é fundamental que as empresas estejam resguardadas quanto aos seus equipamentos e mobiliário. Para isso, o seguro empresarial da Porto oferece, também, cobertura de home office, que compreende danos e prejuízos em casos de incêndio, quedas acidentais, danos elétricos e subtração de bens – inclusive no trajeto entre o local de trabalho e a residência do funcionário. Caso ocorra algum tipo de imprevisto desta natureza, o seguro garante a reposição destes bens conforme limites de cobertura contratados.